Covid-19: Alagoas reduz número de óbitos, mas Maceió e Arapiraca tem aumento de casos
Informações foram levantadas pelo observatório de enfretamento da Ufal
Após uma nova análise, Alagoas apresentou uma redução simultânea de novos casos de infecção por Covid-19 e óbitos pela doença, na 17ª Semana Epidemiológica (SE). Esses dados compreendem o período de 25 de abril a 1º de maio.
Contudo, as cidades de Maceió e Arapiraca, não apresentaram a mesma tendência de redução no número de infecções e mortes ocasionadas pelo novo coronavírus.
Conforme apresentado pelo Observatório Alagoano de Políticas Públicas Para Enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a redução apresentada foi de 7% do número de novos casos e 5% nos óbitos, indicando uma desaceleração da transmissão do vírus.
"A redução simultânea do número de casos e óbitos nos últimos quatorze dias, ainda que os níveis sejam altos, junto com a redução na ocupação hospitalar, são um bom indício", frisou o coordenador do Observatório, Gabriel Bádue.
A redução não foi observada nas duas maiores cidades do estado, demonstrando uma certa instabilidade no momento atual,
"Maceió e Arapiraca voltaram a apresentar aumento no número de casos, o que demonstra que ainda vivemos um momento de instabilidade onde qualquer descuido poderá representar um retrocesso", pontuou Gabriel Bádue.
Confira abaixo o número de novos casos e óbitos e a razão de incidências em Alagoas, Maceió, Arapiraca e as Regiões Sanitárias Alagoanas.

Segundo o Observatório, Arapiraca, Maceió e os municípios da 1ª Região Metropolitana mais uma vez apresentaram as maiores incidências de casos sendo, respectivamente, 276, 187 e 170 casos para cada 100 mil habitantes.
A mais recente atualização do Observatório mostra também que 45% das mortes da 17ª SE foram no interior de Alagoas, superando os notificados na capital. "Entre as doze localidades analisadas, Arapiraca apresentou a maior taxa de óbitos para cada 100 mil habitantes, igual a 6,9, seguida por Maceió e pela 10ª RS, que registraram 6,4 e 5,6 óbitos para cada 100 mil habitantes", diz o Observatório.
Vacinação segue em baixa
A 17ª SE também registrou, de acordo com o Observatório, redução de 52% na aplicação de vacinas em relação à semana anterior. Foram aplicadas 31.791 doses na 17ª SE, sendo 15.583 correspondentes à primeira dose e 16.208 à segunda. Na semana anterior, foram aplicadas 66.894 doses.
"Outro ponto preocupante é que, mais uma vez, foi observada uma redução no ritmo de vacinação, o que ocorreu pela quarta semana seguida, evidenciando as dificuldades que o país enfrenta para acelerar o processo de vacinação'', complementou Gabriel Bádue.
Veja também
Últimas notícias
Lei de Gabi combate assédio no transporte público de Alagoas
Negócio da Grota incentiva empreendedoras das periferias de Maceió
Mercado da Produção tem obras concentradas na segunda etapa de revitalização
Presidente do TRE/AL reúne desembargadores para tratar dos julgamentos das Eleições 2026
Rafael Brito comemora aprovação de projeto que fortalece formação de professores
Homem sofre crise de asma e é socorrido por equipes do Samu e da PM em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
