Economia

Renan Filho entrega projeto de reajuste salarial dos servidores à ALE

Reposição se refere à inflação de 2020 medida pelo IPCA

Por 7Segundos 11/05/2021 12h12
Renan Filho entrega projeto de reajuste salarial dos servidores à ALE
Renan Filho, deputados estaduais e secretários de Estado durante coletiva - Foto: Ellen Oliveira / 7Segundos

O governador Renan Filho (MDB) entregou ao presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), Marcelo Victor (Solidariedade), um projeto de lei para reajustar o salário dos servidores públicos estaduais com base na reposição inflacionária.

A solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira (11) no Palácio República dos Palmares, em Maceió. Estiveram presentes os secretários Estado da Fazenda, George Santoro; de Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques; o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, além do deputado estadual Paulo Dantas (MDB).

A medida significa que os servidores terão em seus salários um acrescimento de 4,75%, percentual que se refere à inflação de 2020 medida pelo IPCA. De acordo com a Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020, foi vetado em todo Brasil qualquer tipo de reajuste para servidores até 2021. No entanto, ficou permitido o reajuste conforme a perda inflacionária do ano anterior.

Em sua fala, Marcelo Victor se comprometeu publicamente a dar celeridade e a aprovar o quanto antes o projeto de lei. “Em um momento tão complicado da economia do mundo, o pequeno estado de Alagoas, que antes era manchete do que não se fazer, agora fica na vanguarda e é exemplo de empenho e dedicação”.

Renan Filho ressaltou que, em um ano atípico de crise sanitária e econômica, Alagoas conseguiu pagar os salários de seus servidores dentro do mês trabalhado e ainda promover o reajuste inflacionário.

“O trabalho que fizemos conjuntamente permitiu algumas conquistas. Antes, era um estado quebrado. Era conhecido pelas estradas ruins, por figurar entre os piores índices de educação e conhecido pela falta de hospitais”, relembrou o chefe do Executivo estadual.