MPF-AL investiga vazamento de óleo da Braskem na Lagoa Mundaú
Ministério fez um ofício à Polícia Federal solicitando a instauração de um inquérito policial
 
                            O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF-AL) investiga um vazamento de salmoura com óleo feito pela Braskem na Lagoa Mundaú, em Maceió, no dia 12 de março de 2020. O caso ocorreu após um possível acidente durante a instalação de um piezômetro, atingindo diretamente o solo e, no dia seguinte, a lagoa e o mangue.
Foi feito um ofício Superintendência da Polícia Federal em Alagoas pelo MPF, solicitando a instauração de um inquérito policial para apurar a prática de crimes ambientais, que são descritos na Lei nº 9.605/98.
De acordo com o laudo apresentado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), o derramamento de hidrocarbonetos ocupou um grande percurso da lagoa, tornando possível identificar a camada de óleo superficial e manchas de óleo foram visualizadas no mangue.
O IMA informou que, em uma nova fiscalização quatro dias depois, não foram identificados vestígios de óleo na lagoa, mas o laudo do instituto ainda não foi concluído. Por conta disso, o MPF explicou que o inquérito ainda segue em investigação.
Além disso, outras providências foram tomadas pelo Ministério, tais como a expedição de um informe da Braskem que diga as medidas que estão sendo adotadas para evitar problemas do tipo; um ofício ao IMA para saber o andamento das investigações.
Confira na íntegra a nota oficial da Braskem sobre o assunto:
"A portaria publicada pelo MPF refere-se a um evento pontual, ocorrido em março do ano passado. Por uma falha operacional, houve pequeno vazamento de salmoura com traços de óleo que atingiu a margem da lagoa Mundaú durante procedimento de rotina. Os trabalhos foram interrompidos imediatamente, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) foi notificado formalmente logo após o ocorrido e acompanhou o processo de recolhimento do produto. A Braskem informa que as ações emergenciais foram imediatamente adotadas, com a destinação ambientalmente adequada do material recolhido e não houve risco socioambiental ao complexo estuarino. A empresa está em permanente diálogo com o Ministério Público Federal e com o IMA e continuará prestando todas as informações solicitadas."
Últimas notícias
 
            Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
 
            MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
 
            MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
 
            Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
 
            Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
 
            TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		