Ministério da Saúde não realiza agendamento de vacinação por WhatsApp
Mensagem enviada ao aplicativo como suposto cadastro para vacinação é tentativa de golpe
Diversas pessoas têm relatado o recebimento de uma mensagem para um suposto agendamento para a vacinação contra a Covid-19 no WhatsApp . O cadastro não existe e se trata de tentativa de golpe. O Ministério da Saúde já divulgou que não entra em contato com a população para marcar o dia da imunização.
Uma das mensagens foi enviada por um número com o DDD 96, do Amapá. "Olá, sou a Alessandra Vieira, representante do Ministério da Saúde contra a Covid-19. Venho através da nossa plataforma online realizar o agendamento da sua vacinação. Por favor, me informe o número de protocolo de 6 dígitos enviados via SMS", informa o conteúdo falso.
Não existe cadastro para agendar o dia e hora que a população deve comparecer para tomar a vacina. A mensagem do falso agendamento começou a circular em janeiro quando a imunização teve início no Brasil. A tentativa de golpe já foi realizada por meio de ligações e mensagens de texto.
O Ministério da Saúde já fez vários alertas sobre a situação. “O Ministério da Saúde informa a toda a população que não entra em contato por telefone (ligação, SMS ou aplicativo) para agendar data de vacinação contra a Covid-19. Caso receba mensagem sobre isso em seu app de mensagens, desconfie, pois trata-se de uma fraude”, orientou o órgão nas redes sociais. “Criminosos utilizam tática de enviar código via SMS para clonar seu aplicativo de mensagens”, acrescenta a postagem.
Golpe
Ao receber a mensagem, o usuário do aplicativo não deve responder. Caso o passo-a-passo exigido pelo falso cadastro seja seguido, o WhatsApp da vítima pode ser clonado, como explica o site Olhar Digital. Entre as ações comuns, o envio de mensagens para a lista de contatos solicitando dinheiro é uma das práticas mais realizadas.
Vacinação
A ordem de vacinação, na verdade, é estabelecida pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, a qual os estados devem seguir. Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou que até essa terça-feira (18) foram aplicadas 810.931 doses, sendo 560.177 pessoas com a primeira dose e 250.754 já imunizadas com a segunda dose. A vacinação é realizada por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL) com o apoio técnico do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
