Artistas das periferias de Maceió lançam portal cultural alagoano
Site reúne podcast, matérias especiais, playlist e conteúdo audiovisual sobre as produções artísticas periféricas; lançamento acontece 21 de maio
O selo independente multiplataforma Loitxa Lab, organizado por Janderson Felipe, Jean Albuquerque, Lucas Litrento e Richard Plácido, lança nesta, sexta-feira (21) o site do projeto (loitxalab.com.br), que reúne diversos conteúdos como: podcasts, produção audiovisual, playlists e matérias especiais sobre as obras artísticas das periferias de Alagoas, com programação que se estenderá ao longo do ano.
A ideia do selo é centralizar vozes e corpos marginais do cenário artístico brasileiro no portal. A iniciativa conta o apoio financeiro do Edital Dinho Oliveira, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL), por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020).
“O edital é o pontapé inicial do nosso projeto, o intuito é o de avançarmos cada vez mais. Fazer da Loitxa uma palavra corriqueira na vida de vocês, sejam daqui da nossa cidade ou de longe; fazer da Loitxa um dizer muito bem repetido. Porque vai muito além do lançamento de uma marca”, argumenta Richard Plácido, um dos idealizadores.
O selo ainda promoverá cursos, eventos colaborativos, rodas de conversa, apresentações culturais, reportagens de jornalismo cultural, além de parcerias com os demais grupos e coletivos culturais. A Loitxa Lab atuará também no segmento literário, editando obras produzidas por escritoras e escritores de Alagoas.
OS IDEALIZADORES
Janderson Felipe
É pesquisador, realizador audiovisual e produtor cultural. Dirigiu os filmes 3 Mercados (2014) e Sangue-Mulher (2016), este último vencedor do prêmio Olhar Crítico na VII Mostra Sururu de Cinema Alagoano. É colaborador do site Alagoar e membro do Mirante Cineclube. Assina, com Lucas Litrento, o roteiro e a direção do curta Samuel foi trabalhar (em produção).
Jean Albuquerque
É Jornalista e escritor. Publicou os livros: Meu peito é um caminhão de mudança abarrotado com todas as lembranças que você deixou (Selo Oxenti Records, 2016), Os deuses estão embriagados de uísque falsificado (Selo Sirva-se Edições Alternativas, 2017) e A ressaca do mar trincou meus ossos (Selo Loitxa Lab, 2021). Editor do site: O que os Olhos Não Veem. Estudante de Letras – Português, da Universidade Federal de Alagoas, Ufal.
Lucas Litrento
É escritor, realizador cinematográfico e produtor cultural, vive em Maceió/AL. Lançou os livros Os meninos iam pretos porque iam (Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2019), ROBYN (1TXW, 2020), zine de poesia, e TXOW (Edipucrs, 2020). Realizou o curta-metragem círculos (1TXW, 2020). Assina, com Janderson Felipe, o roteiro e a direção do curta Samuel foi trabalhar (em produção).
Richard Plácido
É escritor e mestre em Estudos Literários (PPGLL/UFAL). Publicou os livros Entre ratos & outras máquinas orgânicas (Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2016) e Da casa o nome (Ofélia edições, 2019).
SERVIÇO
O que: Lançamento do site do selo Loitxa Lab
Onde: https://loitxalab.com.br/
Quando: 21 de Maio
Contato: [email protected]
Veja também
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
