Unidade de Vigilância em Zoonoses ajuda no controle de doenças
Papel essencial no controle da raiva, leishmaniose e esquistossomose
Raiva, leishmaniose e esquistossomose são algumas zoonoses, doenças transmitidas dos animais para os humanos, controladas pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de Maceió. Localizada na Cidade Universitária, a unidade oferece uma série de serviços visando a garantia da saúde e bem-estar dos maceioenses.
De acordo com Samy Barros, coordenador geral da UVZ, além de atuar no controle de doenças, a Unidade também conta com atendimentos clínicos para animais de pequeno e médio porte, como cães e gatos.
“Os veterinários ficam à disposição da população, de segunda a domingo, das 8h às 12h. Basta que o animal seja conduzido até a UVZ, onde será entregue uma ficha para o atendimento. São apenas consultas, não fazemos atendimentos de emergência”, esclarece.
Antirrábica – Também oferecida pela UVZ, a vacinação antirrábica é uma importante forma de garantir a saúde dos animais e da população. Ela ocorre também de segunda a domingo, de 8h às 12h durante todo o ano, não sendo necessário, portanto, aguardar as campanhas anuais para ter o animal vacinado.
“São muitas as nossas atribuições, mas é necessário reforçar que a UVZ não é um hospital, centro de acolhimento ou mesmo abrigo de animais. Nosso grande objetivo é executar estratégias para trabalhar na identificação e intervenção de focos de doenças, buscando garantir a saúde de todos”, destaca Barros.
Teste para lesihmaniose
Além de consultas e vacinação, a UVZ realiza testes rápidos para detectar leishmaniose em cães, que é feito durante os atendimentos clínicos, caso o médico veterinário suspeite que o animal é portador da doença. O teste também é realizado caso a população desconfie que o animal é portador do mal; neste caso, é só levá-lo à UVZ que o veterinário, de acordo com os sintomas apresentados, indicará ou não o teste. Quando o exame rápido aponta um resultado positivo, o animal passa pelo teste confirmatório, o chamado “teste ouro”. A partir disso, o veterinário indica a melhor conduta.
Entoparasitoses
O controle das entoparasitoses também é um trabalho feito pela Unidade com a análise de fezes humanas coletadas em pontos estratégicos do município, identificando verminoses presentes nas fezes. A partir daí, é indicado um tratamento adequado para o cidadão. Inclusive, fornecendo medicação, mediante receita, para a população infectada.
Também visando ao controle de doenças, a UVZ realiza a captura e apreensão de animais com suspeita ou comprovadamente portadores de zoonoses. A Unidade não faz busca e apreensão de animais por estarem em via pública, mas só os portadores de zoonoses. É realizada, também, apreensão de animais de grande porte que estejam nas ruas, como cavalos.
Controle populacional e adoção de animais
A castração de cães e gatos é feita no próprio centro cirúrgico da unidade. Em 2021, essa estrutura ganhou reforço com o Castramóvel – veículo dotado de estrutura para castrar animais. Para o procedimento, é necessário que o animal passe por uma triagem pela clínica; em seguida, é encaminhado para que faça um hemograma e, com a liberação do exame, é marcado o procedimento.
Já em relação a adoção, as pessoas interessadas em adotar um cão ou gato devem se dirigir à UVZ, onde passarão por uma triagem e orientações sobre guarda responsável, com um técnico da área. Lá, elas devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Os adotantes também devem assinar um termo de posse responsável.
Últimas notícias
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
Últimos corpos de pessoas assassinadas em operação no Rio deixam o IML
Projeto de Lei Antifacção: conheça os principais pontos da proposta
Homenagem a Douglas Apratto marca abertura da Bienal do Livro 2025 no estande da Eduneal
Motociclista morre ao ser atingido por carro na AL-110 em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
