Internações por Covid-19 crescem em AL e colocam flexibilização em xeque
Governador Renan Filho anuncia novo decreto nesta terça-feira (24)
Após algumas semanas de tendência de estabilidade, as internações por Covid-19 em Alagoas voltaram a crescer nos últimos dias. Nesta terça-feira (25), o governador Renan Filho (MDB) concede entrevista coletiva, às 17h, para tratar da situação epidemiológica do estado em relação à Covid-19 e das medidas de enfrentamento à pandemia.
O aumento na ocupação hospitalar se dá pouco menos de duas semanas depois da implementação de novas medidas de flexibilização que permitiu a reabertura de cinemas, museus e teatros e parques temáticos, além da ampliação do horário de funcionamento de bares, restaurantes e shoppings centers para as 21h – inclusive nos fins de semana.
Dados do último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado nesse domingo (23), confirmam um total de 188.958 casos de Covid-19 e 4.607 óbitos. Há 15.609 casos em investigação laboratorial. A ocupação de leitos de Covid-19 não para de subir: dos 383 leitos de UTI criados, 316 estão ocupados.
Chama a atenção, no último boletim, datado de domingo (23), que o Hospital da Mulher, em Maceió e referência no tratamento de pessoas diagnosticadas com a Covid-19 em Alagoas, está com 96% dos leitos de UTI ocupados. Do total de 74 leitos de UTI Adulto, 71 estão sendo utilizados por pacientes em tratamento. Na sexta (21), a ocupação era de 99%.
A situação também é crítica no Hospital Regional Clodolfo Rodrigues, o único que dispõe de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 em Santana do Ipanema. Conforme a Sesau, na tarde de domingo (23), a unidade hospitalar estava com 100% do total de 30 leitos clínicos ocupados e com apenas um leito de UTI - dos 15 existentes - disponível, que corresponde a 93% de ocupação.
Arapiraca também está com a taxa de ocupação de UTI alta. Do total de 72 leitos de UTI nos hospitais do município, 90% estão ocupados, restando apenas sete vagas para atender intercorrências de 85 pacientes que estão ocupando os leitos clínicos. A ocupação desses leitos de enfermaria - que não possuem equipamentos de intubação é de 74% do total de 115 vagas.
O Hospital de Emergência do Agreste, unidade hospitalar que possui o maior número de leitos no município, está com a UTI totalmente lotada. Todos os 37 leitos com equipamentos de ventilação mecânica estão em uso no momento. Em relação aos leitos clínicos, a ocupação é de 78% dos 60 na ala de isolamento.
As vagas de UTI que ainda restam em Arapiraca se encontram nos hospitais Chama e Regional.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
