Regularização de Calçadas do Centro de Maceió começará em até 60 dias
Projeto de acessibilidade vai beneficiar 11 mil pessoas

A previsão para o início do projeto de Regularização de Calçadas e Acessibilidade no Centro da capital alagoana é de 60 dias. O projeto, elaborado pela Diretoria de Projetos Urbanos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), beneficiará cerca de 11 mil pessoas que circulam diariamente pela região.

As obras serão iniciadas após o processo de licitação para contratação da empresa que irá executar os serviços. A intervenção abrange uma área urbana de 40.304,67m² e está avaliada em R$ 4,4 milhões.
Os recursos para execução das obras estão assegurados ao Município pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de emenda parlamentar para rotas acessíveis, que contempla a reabilitação e ampliação de todo o calçadão do Centro, incluindo a substituição de pisos, implantação de faixas de acessibilidade e de vias compartilhadas, em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
De acordo com o secretário adjunto de Planejamento Urbano, Tácio Rodrigues, a Prefeitura busca viabilizar novos recursos para novas propostas dentro do projeto principal, a exemplo da revitalização de praças e a criação de uma nova rota de ônibus. “Outra ideia que vem sendo discutida é o estabelecimento de normas específicas de uso e ocupação do solo para incentivar a habitação no Centro”, acrescenta.
O projeto é parte integrante do Plano de Requalificação para o Centro, que propõe a recuperação do espaço público através do disciplinamento de fachadas dos prédios e da compatibilização das atividades econômicas e institucionais, com a preservação do patrimônio arquitetônico, histórico e cultural. O plano prevê, também, a universalização da acessibilidade através da integração do sistema viário.
Os trabalhos são uma ação integrada de diversos órgãos da administração municipal, como as Secretarias Municipais de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), além das Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (SMTT) e de Energia e Iluminação Pública (Sima). O objetivo é realizar pesquisas e planos integrados de intervenção, além de alavancar parcerias públicas, privadas e federativas.

Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
