Alagoas se aproxima dos 100 casos de covid-19 entre reeducandos
Segundo o Depen, Alagoas é um dos cinco estados do país que não teve registro de mortes
O número de reeducandos com Covid-19 chega a 96 em Alagoas. É o que diz o resumo de População Privada de Liberdade da Secretaria de Estado de Ressocialização e inclusão Social (SERIS-AL). De todos os 394 presos testados, 298 casos foram descartados e 16 ainda estão em investigação.
Segundo a Secretaria, a situação está sob controle, considerando-se que há quase cinco mil presos em regime fechado no estado. Também não foram registrados óbitos por Covid-19 entre os reeducandos. Segundo o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Alagoas é um dos cinco estados do país nessa condição.
A SERIS lembrou que as ações para prevenção seguem as mesmas: “sanitização periódica de todas as unidades prisionais, aferição de temperatura de todos os visitantes (familiares de reeducandos) por meio das barreiras sanitárias montadas nos presídios, distribuição de álcool 70%, entre outras”.
Os reeducandos que testam positivo pra Covid são isolados e tratados no hospital de campanha do próprio sistema prisional, relembrou a secretaria.
Outra medida de prevenção é o isolamento de novos presos. “O preso, ao chegar da delegacia de polícia, já cumpre os 15 dias de isolamento (por precaução) antes de ser transferido para a unidade onde deverá cumprir a pena”.
Dados da Seris também indicam que cerca de 85% dos 1,3 mil servidores receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Entre os presos, 758 também já receberam a primeira dose.