Saúde

Medo de comprar carne em Maceió? Saiba como identificar se está estragada

Vigilância flagrou mais de 10 toneladas em supermercados da capital

Por Tais Albino 26/05/2021 07h07 - Atualizado em 26/05/2021 09h09
Medo de comprar carne em Maceió? Saiba como identificar se está estragada
Após apreensões, consumidores precisam ficar atentos - Foto: PILIN_PETUNYIA/ISTOCK

A comercialização de carnes e alimentos perecíveis estragados tem aumento na capital alagoana. De abril até agora, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) encontrou mais de 10 toneladas de alimentos estragados em supermercados da cidade.

Foram encontradas carnes impróprias para consumo em supermercados localizados no Eustáquio Gomes, Benedito Bentes, Feirinha do Tabuleiro, Osman Loureiro, Trapiche da Barra, Cambona, entre outras localidades.

As fiscalizações da Visa continuam, mas o consumidor precisa ficar atento no momento em que for comprar esses alimentos. Por isso, o 7Segundos conversou com a nutricionista Lyara Vila Nova.

Cor e cheiro


Ela explica que a cor, o cheiro e a textura são elementos que podem indicar se há algo errado. Odor e mudança de cor são os primeiros sinais de deterioração dos alimentos.

“A carne de boi tem uma cor mais avermelhada diferente da carne de porco, que tem coloração rosada. Frangos e peixes têm as cores mais esbranquiçadas. É preciso perceber se há uma tonalidade esverdeada, amarelada, cinzenta ou descolorada. É preciso ficar atento a um cheiro forte de mofo, odor azedo ou cheiro desagradável. Também se a textura está escorregadia, pegajosa e viscosa”.

Alimentos foram apreendidos pela Visa - Foto: Cortesia/ Visa


Atenção à embalagem

Além de olhar data de validade, Lyara Vila Nova indica que consumidores fiquem atentos a carnes comercializadas em bandejas de isopor. O consumidor deve ter atenção se há água ou gelo dentro das embalagens.

“A probabilidade de deterioração da carne é bem maior. É um sinal de que aquele alimento que ainda está ali foi congelado, descongelado e, em seguida, congelado novamente pelo supermercado”, explicou.

Carne apreendida em supermercado de Maceió - Foto: Cortesia/Visa


Cuidados em casa

Lyara aconselha armazenar a carne em porções na quantidade que as famílias sabem que vão consumir. Isso serve para evitar descongelar mais alimento do que necessário.

A nutricionista também indica descongelar a carne de um dia para o outro. “Quanto mais lento esse descongelamento melhor. Colocando na geladeira, a carne vai descongelar, mas não vai entrar em temperatura ambiente de forma rápida. Quando a carne entra em contato com o ambiente, descongelando fora da geladeira, ela entra em contato com o oxigênio e a probabilidade de ter contaminação é bem maior”, explica.

Ingeriu alimento estragado e agora?


Lyara Vila Nova explica que o corpo tem mecanismos próprios de defesa, como vômito e diarreia.

“Às vezes, a pessoa que consumiu esse alimento estragado nem precisa ir ao médico. Após um dia tendo esses sintomas, já começa a se sentir melhor. Mas se esses sintomas começarem persistir é ideal procurar ajuda médica”.