Urologista alerta para risco de doenças urinárias em jovens adultos
Dados demonstram que a cada oito consultas, apenas uma é urológica
Infecções urinárias, câncer de próstata, infertilidade e ejaculação precoce. Essas são apenas algumas das doenças que podem atingir os homens. Para prevenir, investigar e tratar as diversas patologias que acometem o aparelho geniturinário masculino é fundamental a consulta com um médico urologista.
Além de atuar na prevenção e diagnóstico precoce das doenças dos órgãos do trato urinário e genital, como rins, ureteres, pênis, testículos, bexiga e próstata, a consulta com o urologista pode resultar na melhora da qualidade de vida do homem como um todo.
O urologista José Araújo, do Sistema Hapvida Maceió, esclarece que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa é uma especialidade médica que deve acompanhar o paciente em diferentes fases da vida.
“Geralmente, o homem não tem o hábito de cuidar da saúde, a não ser quando sente algum incômodo. No entanto, é fundamental consultas periódicas com o urologista, desde a infância, até a adolescência, vida adulta e melhor idade”, explica.
INFÂNCIA, PUBERDADE E INÍCIO DA VIDA SEXUAL
Segundo o urologista, existem algumas doenças geniturinárias mais comuns em diferentes fases da vida. Durante a infância podem aparecer fimoses, enureses noturnas e alterações testiculares.
A fimose é caracterizada pela dificuldade ou impossibilidade de expor adequadamente a glande devido ao excesso de pele que cobre a região do pênis. “Já a enurese noturna nada mais é que a perda involuntária de xixi durante o sono. É muito comum no período do desfralde e tem tratamento”, diz.
A puberdade e o início da vida sexual, por sua vez, também são épocas marcadas por dúvidas e incertezas. “O estirão deixa os pais preocupados e, muitas vezes, podem surgir doenças e infecções sexualmente transmissíveis. Neste caso, o ideal é procurar um urologista para orientações”, reforça o especialista.
VIDA ADULTA E MELHOR IDADE: ATENÇÃO REDOBRADA À PRÓSTATA
Durante a vida adulta e a melhor idade, o médico do Sistema Hapvida Maceió chama atenção para a importância de redobrar os cuidados com a saúde da próstata. “O câncer de próstata é um dos que mais acometem os homens. O check up também é importante para avaliar o aparecimento de dermatites dos genitais,cálculos urinários, tumores testiculares, distúrbios de ejaculação e infertilidade”, ressalta.
A qualidade de vida do homem também pode ser afetada, segundo o médico do Sistema Hapvida Maceió, pelo chamado “Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), também conhecido como andropausa ou menopausa masculina.
“Durante o envelhecimento, ocorre uma redução dos níveis de testosterona no homem que pode causar diminuição da libido, alterações ósseas, musculares, alterações do humor, alterações do sono e até depressão. Por isso, é indispensável buscar ajuda médica”, diz.
“Como podemos perceber, a consulta ao urologista não tem idade. Assim como as mulheres, os homens também devem cuidar da saúde e realizar exames periódicos. Faça isso por você”, finaliza o especialista.
Veja também
Últimas notícias
Maceió deve ganhar museu em memória do afundamento de bairros causado pela Braskem
Moraes recebe entidades de direitos humanos no STF para discutir megaoperação no Rio
Juíza Ana Raquel da Silva Gama morre vítima de infarto durante viagem
Jovem acusa esposa de o atacar com canivete e cunhado de agressão no município de Jacuípe
Cabo Bebeto critica decisão da Ufal de adotar cotas para pessoas trans e defende cota social
Suspeito de tráfico tenta fugir da PM, mas leva choque em cerca elétrica e é preso em Paripueira
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
