Urologista alerta para risco de doenças urinárias em jovens adultos
Dados demonstram que a cada oito consultas, apenas uma é urológica

Infecções urinárias, câncer de próstata, infertilidade e ejaculação precoce. Essas são apenas algumas das doenças que podem atingir os homens. Para prevenir, investigar e tratar as diversas patologias que acometem o aparelho geniturinário masculino é fundamental a consulta com um médico urologista.
Além de atuar na prevenção e diagnóstico precoce das doenças dos órgãos do trato urinário e genital, como rins, ureteres, pênis, testículos, bexiga e próstata, a consulta com o urologista pode resultar na melhora da qualidade de vida do homem como um todo.
O urologista José Araújo, do Sistema Hapvida Maceió, esclarece que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa é uma especialidade médica que deve acompanhar o paciente em diferentes fases da vida.
“Geralmente, o homem não tem o hábito de cuidar da saúde, a não ser quando sente algum incômodo. No entanto, é fundamental consultas periódicas com o urologista, desde a infância, até a adolescência, vida adulta e melhor idade”, explica.
INFÂNCIA, PUBERDADE E INÍCIO DA VIDA SEXUAL
Segundo o urologista, existem algumas doenças geniturinárias mais comuns em diferentes fases da vida. Durante a infância podem aparecer fimoses, enureses noturnas e alterações testiculares.
A fimose é caracterizada pela dificuldade ou impossibilidade de expor adequadamente a glande devido ao excesso de pele que cobre a região do pênis. “Já a enurese noturna nada mais é que a perda involuntária de xixi durante o sono. É muito comum no período do desfralde e tem tratamento”, diz.
A puberdade e o início da vida sexual, por sua vez, também são épocas marcadas por dúvidas e incertezas. “O estirão deixa os pais preocupados e, muitas vezes, podem surgir doenças e infecções sexualmente transmissíveis. Neste caso, o ideal é procurar um urologista para orientações”, reforça o especialista.
VIDA ADULTA E MELHOR IDADE: ATENÇÃO REDOBRADA À PRÓSTATA
Durante a vida adulta e a melhor idade, o médico do Sistema Hapvida Maceió chama atenção para a importância de redobrar os cuidados com a saúde da próstata. “O câncer de próstata é um dos que mais acometem os homens. O check up também é importante para avaliar o aparecimento de dermatites dos genitais,cálculos urinários, tumores testiculares, distúrbios de ejaculação e infertilidade”, ressalta.
A qualidade de vida do homem também pode ser afetada, segundo o médico do Sistema Hapvida Maceió, pelo chamado “Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), também conhecido como andropausa ou menopausa masculina.
“Durante o envelhecimento, ocorre uma redução dos níveis de testosterona no homem que pode causar diminuição da libido, alterações ósseas, musculares, alterações do humor, alterações do sono e até depressão. Por isso, é indispensável buscar ajuda médica”, diz.
“Como podemos perceber, a consulta ao urologista não tem idade. Assim como as mulheres, os homens também devem cuidar da saúde e realizar exames periódicos. Faça isso por você”, finaliza o especialista.
Veja também
Últimas notícias

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste

Polícia flagra adolescente de 14 anos pilotando motocicleta em Colônia Leopoldina

Vereador Leonardo Dias discute inclusão de crianças com TEA em escolas de Maceió

Carro sai da pista, capota e deixa duas pessoas feridas na BR-101, em Novo Lino

Prefeitura de Palmeira dos Índios intensifica reparos em áreas afetadas pelo tráfego pesado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
