Síndrome de Burnout afeta 30% dos trabalhadores brasileiros
Cobrança por produtividade e aumento do desemprego aceleraram queixas de esgotamento profissional e alertam para o cuidado com a saúde mental
A pandemia da Covid-19 gerou incertezas na vida de milhares de pessoas e, além de ter impactado a saúde do brasileiro, também provocou mudanças na economia. A cobrança por produtividade e, sobretudo, o aumento do desemprego, aceleraram queixas de esgotamento profissional em consultórios de psicologia.
Cansaço físico e mental, insônia, estresse e afastamento da vida social são alguns dos sintomas da Síndrome de Burnout, distúrbio psíquico caracterizado por um estado de exaustão extremo relacionado ao trabalho. Uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma) estima que cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros podem sofrer com o problema.
“A pandemia afetou a economia e muitas pessoas perderam o emprego. Já os profissionais que permaneceram empregados passaram a se sentir mais inseguros e essa tensão acaba afetando a vida do indivíduo em vários aspectos”, é o que explica a psicóloga do Sistema Hapvida Maceió, Paula de Melo.
DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
De acordo com ela, a Síndrome de Burnout pode afetar pessoas de qualquer profissão, mas se manifesta especialmente em profissionais cujas atividades exigem envolvimento interpessoal direto e intenso. A terapeuta explica que o diagnóstico deve ser realizado por um profissional da área de psicologia ou psiquiatria.
“Analisamos as queixas e o contexto em que vive o paciente, e também como sua vida está sendo afetada pelos sintomas. Depois avaliamos quais os tratamentos mais adequados, lembrando que não existe um tratamento padrão. Pode variar de pessoa para pessoa”, esclarece.
Em alguns casos e, conforme a gravidade, também pode ser necessária terapia medicamentosa.
DEPRESSÃO E SÍNDROME DE BURNOUT: ENTENDA AS DIFERENÇAS
Segundo a psicóloga é importante saber diferenciar depressão e síndrome de Burnout.
“A depressão é um transtorno mental caracterizado por tristeza persistente e perda de interesse em atividades que normalmente são prazerosas. Já a burnout é uma síndrome de estresse crônica que gera negativismo e sensação de esgotamento relacionado ao trabalho”, afirma.
Paula de Melo dá dicas para prevenir e evitar a estafa profissional. “Preste atenção aos sinais da mente e do corpo, principalmente quando o cansaço e o estresse pioram no ambiente de trabalho. Além disso, pratique atividades físicas e de lazer, e esteja com as pessoas que ama. É fundamental manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, finaliza a especialista.
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
