Saúde

Sem casos da cepa indiana, AL segue monitorando variantes da Covid-19

Segundo o Secretário de Saúde, Alexandre Ayres, a demora na vacinação possibilita o surgimento

Por 7Segundos com Pajuçara FM 04/06/2021 10h10 - Atualizado em 04/06/2021 10h10
Sem casos da cepa indiana, AL segue monitorando variantes da Covid-19
O estado de Alagoas ainda não confirmou nenhum caso da cepa indiana da Covid-19 - Foto: Mayo Clinic

O estado de Alagoas ainda não confirmou nenhum caso da cepa indiana da Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Mas o estado já está em alerta de monitoramento dessa e de outras variantes que possam surgir, segundo o Secretário de Saúde, Alexandre Ayres.

“A demora na vacinação possibilita o surgimento de outras variantes isso, é uma discussão consensual no meio dos infectologistas”, afirmou.

Ainda segundo Ayres, a Sesau conta com diversos infectologistas em seu quadro de profissionais, que acompanham a proliferação da Covid-19 e de suas variantes no território alagoano.

O que são variantes

A variante é resultado de uma modificação genética que o vírus sofre durante o processo de replicação. Um único vírus pode ter inúmeras variantes. Quanto mais o vírus circula – é transmitido de uma pessoa para outra –, mais ele faz replicações, e maior é a probabilidade de modificações no seu material genético.

As mutações podem ser mais contagiosas e ter até características que podem tornar as vacinas menos eficazes. No entanto, os impactos que a maioria delas tem na pandemia ainda é analisado por pesquisadores de todo o mundo.