Covid -19

Reunião de governadores com Fundo Russo é adiada, diz Renan Filho

De início, a Anvisa aprovou a importação de 1% da vacina Sputnik V

Por 7Segundos 07/06/2021 11h11 - Atualizado em 07/06/2021 12h12
Reunião de governadores com Fundo Russo é adiada, diz Renan Filho
Renan Filho durante coletiva de imprensa - Foto: Felipe Guimarães / 7Segundos

Renan Filho (MDB) afirmou, nesta segunda-feira (07), que a reunião por videoconferência, com governadores dispostos a adquirir a Sputnik V e o Fundo Soberano Russo foi adiada para esta terça-feira (08). A informação foi dada durante a solenidade de assinatura das ordens de serviços para as obras de duplicação de mais dois trechos da AL-220: Arapiraca - Major Isidoro e Major Isidoro – Olho D’Água das Flores.

“O estado se dispôs a comprar as doses. A Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] aprovou exigindo que a gente utilize somente, neste primeiro momento, vacina para 1% da população. Nós teríamos uma reunião hoje, mas foi transferida pelo Fundo Russo para amanhã em virtude de que eles estão em deslocamento hoje de São Petersburgo, na Rússia, para Moscou. Quando chegar em Moscou vamos fazer uma reunião com todos os governadores do Brasil que estão interessados em adquirir a vacina para verificar o cumprimento do que estabelece a Anvisa”, afirmou Renan Filho.

Na última sexta-feira (04), a diretoria colegiada da Anvisa autorizou por 4 votos a 1 a importação temporária e excepcional da vacina Sputnik V, da Rússia, e da vacina Covaxin, da Índia, mas com restrições para o uso de ambos os imunizantes no país. Grávidas, pessoas com doenças crônicas não controladas, pessoas com HIV e com histórico de anafilaxia pós-vacinação não devem tomar a vacina.

“A Anvisa aprovou a vacina [Sputnik V] com algumas condicionantes que devem ser cumpridas pelo estado, pelo Fundo Soberano Russo, pelos laboratórios que desenvolveram a vacina na Rússia e pelos governos estaduais, no que concerne a vacinação. Então nós estamos articulando isso pra que essa vacina chegue. Eles têm condições de oferecer 10 milhões de doses já em junho, o que ajudaria muito na vacinação do nosso povo e do país inteiro”, complementou Renan Filho.