Reunião de governadores com Fundo Russo é adiada, diz Renan Filho
De início, a Anvisa aprovou a importação de 1% da vacina Sputnik V

Renan Filho (MDB) afirmou, nesta segunda-feira (07), que a reunião por videoconferência, com governadores dispostos a adquirir a Sputnik V e o Fundo Soberano Russo foi adiada para esta terça-feira (08). A informação foi dada durante a solenidade de assinatura das ordens de serviços para as obras de duplicação de mais dois trechos da AL-220: Arapiraca - Major Isidoro e Major Isidoro – Olho D’Água das Flores.
“O estado se dispôs a comprar as doses. A Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] aprovou exigindo que a gente utilize somente, neste primeiro momento, vacina para 1% da população. Nós teríamos uma reunião hoje, mas foi transferida pelo Fundo Russo para amanhã em virtude de que eles estão em deslocamento hoje de São Petersburgo, na Rússia, para Moscou. Quando chegar em Moscou vamos fazer uma reunião com todos os governadores do Brasil que estão interessados em adquirir a vacina para verificar o cumprimento do que estabelece a Anvisa”, afirmou Renan Filho.
Na última sexta-feira (04), a diretoria colegiada da Anvisa autorizou por 4 votos a 1 a importação temporária e excepcional da vacina Sputnik V, da Rússia, e da vacina Covaxin, da Índia, mas com restrições para o uso de ambos os imunizantes no país. Grávidas, pessoas com doenças crônicas não controladas, pessoas com HIV e com histórico de anafilaxia pós-vacinação não devem tomar a vacina.
“A Anvisa aprovou a vacina [Sputnik V] com algumas condicionantes que devem ser cumpridas pelo estado, pelo Fundo Soberano Russo, pelos laboratórios que desenvolveram a vacina na Rússia e pelos governos estaduais, no que concerne a vacinação. Então nós estamos articulando isso pra que essa vacina chegue. Eles têm condições de oferecer 10 milhões de doses já em junho, o que ajudaria muito na vacinação do nosso povo e do país inteiro”, complementou Renan Filho.
Últimas notícias

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,18%

JHC recebe ministra de Lula em Maceió para inauguração no Benedito Bentes

Sem documentos, terreno público é doado ‘de boca’ por ex-prefeito de São Miguel dos Milagres

Artesãos do Alagoas Feita à Mão embarcam rumo à Fenearte

Após cerca de 20 anos, agricultores da Ponta Mofina em Penedo voltam a plantar arroz
![[Vídeo] Ministro Renan Filho chega a Arapiraca para lançamento das obras do VLT](https://img.7segundos.com.br/bomw7o6lf8KGiGZvp1_aj1mYIqk=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-07-07-at-114744.jpeg)
[Vídeo] Ministro Renan Filho chega a Arapiraca para lançamento das obras do VLT
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
