Covid -19

Élcio Franco diz que compra de cloroquina foi para tratamento de malária, e não de Covid

Braço-direito de Pazuello depõe à CPI da Covid nesta quarta-feira (09)

Por 7Segundos 09/06/2021 11h11 - Atualizado em 09/06/2021 12h12
Élcio Franco diz que compra de cloroquina foi para tratamento de malária, e não de Covid
Élcio Franco, braço-direito de Pazuello - Foto: Reprodução/TV Senado

O secretário-executivo do Ministério da Saúde durante a gestão do ex-ministro Eduardo Pazuello, Élcio Franco, informou durante oitiva à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid nesta quarta-feira (09) que a pasta comprou cloroquina em 2020 para tratamento de malária, e não de Covid.

"Durante nossa gestão não ocorreu aquisição de cloroquina para o ano de 2020, para o combate a Covid-19, porém, identificamos que para atender ao programa antimalária do primeiro semestre desse ano, em 30 de abril de 2020 foi assinado um termo aditivo ao TED com a Fiocruz no valor de R$ 50 mil visando a aquisição desse fármaco para entrega posterior. Enfatizo que é para o programa antimalária", informou Élcio.

No depoimento desta quarta-feira, Élcio Franco será questionado pelos senadores sobre compras e distribuição de insumos necessários ao enfrentamento da pandemia. O coronel também terá de dar explicações sobre o fato de o governo federal ter ignorado a Pfizer nas negociações por vacinas contra a Covid-19.