Discussão sobre fim de veículos de tração animal em Alagoas chega à ALE
Debate veio à tona após denúncia de maus-tratos animais envolvendo carroça de frete

A discussão sobre a proibição de veículos de tração animal e o trabalho dos carroceiros no estado chegou até a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) durante sessão nesta quinta-feira (10). O debate veio à tona após o titular da Delegacia de Roubos e Crimes Ambientais, Leonam Pinheiro, abrir um abaixo assinado a favor da substituição da tração animal por mecânica.
O abaixo assinado acarretou uma reação imediata da categoria, que bloqueou o cruzamento entre a Rua do Sol e a Praça dos Martírios, no Centro de Maceió, em protesto nessa quarta-feira (09) para chamar atenção para a causa.
Durante a sessão, o deputado estadual Francisco Tenório (PMN) foi quem puxou a discussão. Ele alegou que existem mais de cinco mil trabalhadores que dependem da tração animal só na capital alagoana que ficariam desempregados. Para Tenório, a melhor solução seria cadastrar a categoria para, assim, fiscalizar as condições dos animais.
“Imaginem em outros municípios. No Sertão, usa-se esses animais para buscar água. Essa não é uma ideia bem-vinda e ainda existe a tração humana para catar, papelão, latinha. Essa decisão pode desempregar muitas pessoas. Esses animais seriam soltos nas estradas?”, questionou Tenório.

Na semana passada, o delegado Leonam Pinheiro recebeu denúncia de maus-tratos contra um animal envolvendo uma carroça de frete na capital alagoana. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o delegado explica que a ideia não é acabar com a função, mas substituir a tração animal por tração mecânica.
“O objetivo aqui não é cercear direitos, mas tão somente exigir do Estado políticas públicas capazes de garantir o sustento desses trabalhadores sem comprometer a dignidade dos animais”, escreveu.
Leonam Pinheiro também citou o apoio da deputada estadual Cibele Moura (PSDB) na causa. Em 2019, a parlamentar apresentou uma indicação ao governador Renan Filho (MDB) para que sejam liberados recursos para a implantação em Alagoas do programa “Cavalo de Lata”. O programa seria responsável por auxiliar na criação e distribuição de uma estrutura metálica similar às carroças, mas com uma tecnologia movida à tração humana.
Além de Francisco Tenório, os deputados Davi Maia (DEM), Dudu Ronalsa (PSDB) e Gilvan Barros (PSD) também se pronunciaram contra a possibilidade de substituição.
“Em Maceió, existem ecopontos onde os carroceiros levam o material ser descartado e lá são cadastrados. Precisa virar local de saúde animal, para verificar se a carga está de acordo, também a sanidade deste animal. A gente não pode num momento de pandemia desempregar pessoas. Algumas capitais fizeram propostas como essa, mas não conseguiram tirar os carroceiros das ruas. Não podemos permitir maus-tratos. E essas pessoas devem sim ser punidas. A Prefeitura de Maceió está alerta e deve apresentar um projeto em breve”, afirmou Maia.

Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
