HGE alerta para o risco de queimaduras causadas durante o período junino
Maioria dos casos registrados tem como causa principal a escaldadura

Para muitas pessoas, o mês de junho é a época do ano mais esperada. É quando o clima fica mais ameno e chegam às celebrações aos santos Antônio, João, Paulo e Pedro. É bem verdade que a pandemia da Covid-19 impede a realização dos animados arraias, mas, isso não é motivo para baixo astral e, tampouco, imaginar que os acidentes com queimaduras deixarão de acontecer, caso não sejam adotados os cuidados preventivos, segundo alerta a equipe multidisciplinar do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.
É que a maioria dos casos de queimaduras registradas na maior unidade hospitalar pública de Alagoas tem como causa principal a escaldadura, que são aqueles líquidos superaquecidos, usados na preparação das comidas típicas juninas, como milho verde, canjica e pamonha. No ano passado, durante os 12 meses, foram 181 pessoas assistidas no ambulatório e 96 internadas com ferimentos procedentes destes alimentos; em 2019 foram 314 no ambulatório e 145 precisaram ser internadas no CTQ.
Ao todo, no atendimento a pessoas com superfície do corpo queimada, o HGE registrou, em 2020, 529 pacientes no ambulatório e 271 internados no CTQ, que é a única unidade especializada, em Alagoas, nesta linha de cuidados habilitada pelo Ministério da Saúde (MS). Para os pacientes, são disponibilizados 16 leitos (seis para homens, quatro para mulheres, cinco para crianças e um para precaução de contato), uma sala de banho, uma sala para procedimentos cirúrgicos e um ambulatório com consultório e sala para curativos.
“Os acidentes envolvendo o líquido fervente costumam atingir mais a parte anterior do corpo, especialmente o tórax e o abdômen. Queimaduras por álcool em combustão acometem frequentemente todas as áreas em igual proporção, distribuídas tanto no tronco, quanto nos membros superiores e inferiores. Quando há lesões mais extensas e profundas, as conhecidas queimaduras de segundo e terceiro graus, a indicação é internamento e, possivelmente, realização de debridamento e enxerto na pele”, informou o cirurgião-plástico do HGE, Thyago Carvalho.
Prevenção
Mas a festa pode ficar animada se cuidados preventivos forem adotados, como redobrar a atenção com as crianças, de preferência mantendo-as longe da cozinha. É recomendado também colocar os cabos das panelas virados para dentro do fogão, usar corretamente os equipamentos de proteção e não usar produtos tóxicos para acender a churrasqueira e nem a fogueira, caso montadas. Também é importante promover o momento em casa, com os familiares que habitam o mesmo lar, usando máscara e higienizando as mãos com regularidade, mas, tomando cuidado para não manipular fogões, fogos de artifício ou fogueiras, depois de passar álcool em gel a 70%, utilizado nos tempos atuais para evitar o novo coronavírus.

Médico Thiago Carvalho ressalta que recuperação de queimaduras é lenta e dolorosa
“Não recomendamos a queima da fogueira e o uso dos fogos de artifícios. Eles são potencializadores de acidentes, principalmente quando combinados com o abuso das bebidas alcóolicas, muito frequentes durante as festas juninas, mesmo que realizadas em casa. Além disso, a fumaça piora o quadro de saúde daqueles que sofrem com doenças respiratórias crônicas e prejudica o meio ambiente”, pontuou o médico Thyago Carvalho.
Em caso de acidentes, o resfriamento de toda a área queimada deve ser feito com água corrente da torneira ou do chuveiro, entre cinco e quinze minutos. Não deve ser aplicado gelo, uma vez que ele pode piorar a lesão da queimadura. Também deve ser evitado passar creme dental, manteiga, clara de ovo, pó de café, plantas medicinais entre outros produtos. E se o ferimento apresentar gravidade, o indivíduo deve ser levado imediatamente para a unidade de saúde mais próxima.
Últimas notícias

Jovem de 22 anos é internado com suspeita de intoxicação por metanol em Alagoas

Festival da Cultura Nerd reúne milhares de fãs e movimenta economia criativa de Maceió

Leonardo Dias entrega Título de Cidadão Honorário de Maceió a Dom Beto Breis

Advogada condenada por homicídio na Praia do Francês se entrega à polícia após revogação de habeas corpus

Ronda no Bairro atua em diversas ocorrências e reforça ações preventivas nas praias de Maceió

Fiscalização aponta problemas graves em unidade de saúde em reforma há quase dois anos em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
