Geral

Financiamento coletivo: o que é e como funciona?

Dentre as formas de arrecadação, o financiamento coletivo é uma excelente forma. Entenda o que é e como funciona.

Por Webfoco.com 12/06/2021 14h02 - Atualizado em 12/06/2021 15h03
Financiamento coletivo: o que é e como funciona?
Financiamento coletivo: o que é e como funciona? - Foto: Ilustração

Vaquinha online, financiamento coletivo ou campanha de crowdfunding, com certeza você já deve ter visto esses termos circulando por aí e pode ter se questionado sobre o que eles significam e como funcionam.

Esses termos referem-se a algumas formas de arrecadação de fundos. Quando o assunto é financiamento coletivo, muitas dúvidas podem surgir. Entenda o que é, como funciona e quais são os principais tipos de financiamento:

O que é o financiamento coletivo?

O financiamento coletivo, também pode ser chamado de crowdfunding, ambos os termos referem-se a quando alguém necessita de recursos financeiros para colocar uma ideia ou projeto em prática, e outras pessoas contribuem financeiramente para a realização.

Essa prática não é algo tão novo quanto parece, antigamente, existiam as chamadas “rifas”, que possuíam o mesmo objetivo das campanhas de financiamento coletivo: arrecadar fundos.

Como o financiamento coletivo funciona?

Hoje em dia, com o aumento da popularização da internet, a prática de financiamento coletivo tornou-se ainda mais popular e mais fácil de ser realizada, afinal, é possível encontrar plataformas especializadas no assunto que cuidam da intermediação entre os responsáveis pelos projetos e as pessoas que desejam contribuir.

O dono de uma ideia ou projeto, realiza um cadastro, insere uma breve descrição dos seus objetivos e o valor que possui como objetivo, pessoas cadastradas nas plataformas têm acesso aos projetos e todas as informações, e podem escolher doar um determinado valor.

Quais os principais tipos de financiamento?

Existem diferentes tipos de financiamento coletivo, no Brasil, atualmente há três tipos principais:

Doação

A doação é um modelo clássico, o responsável pelo projeto estimula um valor objetivo e as pessoas interessadas em ajudar, oferecem apoio financeiro sem que nada seja oferecido em troca.

Sistema de recompensas

O modelo de sistema de recompensas, oferece benefícios para quem doa, ou seja, o apoiador escolhe o valor que deseja doar e com isso recebe benefícios em troca, no geral, quanto mais alto o valor do investimento, maiores são as recompensas.

Pré-venda

Por fim, o modelo de pré-venda possui muitas semelhanças com o sistema de recompensas. Nesse caso, os apoiadores ajudam financeiramente no desenvolvimento de um produto ou serviço, e assim que o objetivo é atingido, as pessoas que contribuíram, recebem o produto ou serviço como recompensa.

Por exemplo, as pessoas que contribuem para a publicação de um livro, podem recebê-lo quando ele for publicado.