Renan Filho destaca importância da criação do 1º Centro de Telepresença do país
Equipamento instalado no sistema prisional vai aperfeiçoar realização de audiências virtuais

O governador Renan Filho (MDB), acompanhado dos secretários da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), coronel da Polícia Militar Marcos Sérgio de Freitas; e do secretário da Segurança Pública (SSP), Alfredo Gaspar de Mendonça, entregaram, na manhã desta quinta-feira (17), o 1º Centro de Telepresença do país.
Durante solenidade realizada no salão Aqualtune do Palácio República dos Palmares, em Maceió, o governador destacou a importância do equipamento instalado no complexo penitenciário de Maceió, que permitirá a realização de de até 48 audiências por dia, encurtando distâncias e otimizando procedimentos.
“Um projeto que tem o objetivo de garantir o uso da tecnologia para dar mais segurança aos profissionais do sistema prisional alagoano, aos apenados que não precisarão mais deixar o sistema prisional para participar de audiências junto ao Tribunal de Justiça e uma economia de custo muito grande”, disse o governador.
Orçado em R$ 1.180.094,62, o equipamento vai otimizar a realização de audiências virtuais, além de proporcionar mais segurança à sociedade. Com o sistema de telepresença, as escoltas para Varas e Comarcas foram substituídas pela oitiva virtual do reeducando que, antes, ocorriam em salas instaladas no Centro Administrativo do complexo penitenciário.
“Usar a tecnologia, fazer audiências por videoconferência é um grande avanço pra Alagoas, é o estado trabalhando pra se modernizar. Alagoas dá um bom exemplo ao Brasil. Nós não precisarmos transportar presos reduz as chances de fuga, de resgate de presos. É um grande benefício para a sociedade pacífica que está fora do sistema prisional, porque a gente evita o trânsito de apenados pelo estado de Alagoas”, complementou Renan Filho.
Para o secretário da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), a instalação do equipamento vai propiciar economia, rapidez e efetividade de Justiça. Ele ressaltou que em 2020, foram realizadas 2.500 audiências tanto para dentro do estado como no país, inclusive internacionais.
“A sociedade vai poder ter com essa plataforma audiências realizadas nos prazos e, como falou o governador, que a Justiça seja feita para aquelas pessoas, absolvendo-as ou condenando-as conforme as decisões da Justiça”, informou o coronel da Polícia Militar Marcos Sérgio.
Para Gaspar, a estrutura com 321,69 m² de área construída e seguindo todas as normas técnicas de construção e acessibilidade, reunindo oito celas que comportam até seis pessoas por vez, além de seis salas de audiência com capacidade para até 12 pessoas, vai sanar uma série de problemas, contudo na Segurança Pública.
“Graças ao empenho do secretário Marcos Sérgio e a determinação do governador, vocês nem imaginam a quantidade de problemas que será sanada com essa videoconferência, como tudo que foi dito. Portanto, para a Segurança Pública isso é fundamental, mais ainda porque sabemos os riscos que envolvem uma operação de transferência”, enalteceu o secretário de Segurança Pública.
Últimas notícias

Polícia Civil prende foragido envolvido em homicídio no bairro Guaxuma

Governo do Estado anuncia novos voos do Uruguai para Alagoas na Semana Santa 2026

Idoso fica ferido em acidente entre caminhão e mto no bairro Santa Edwiges, em Arapiraca

Polícia Civil promove capacitação em Maragogi sobre atendimento a mulheres vítimas de violência

Povoados recebem obras para melhorar abastecimento de água em Palmeira dos Índios

Rede estadual de saúde está preparada para atender vítimas de intoxicação por metanol
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
