Renan Filho sanciona uso do nome afetivo durante o processo de adoção
Lei nº 8.448 foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), desta quarta-feira
O governador Renan Filho (MDB) sancionou, nesta quarta-feira (23), a lei nº 8.448 que permite o uso do nome afetivo (designação pela qual a criança ou adolescente é identificada socialmente, diferindo do seu nome civil) para crianças sob guarda provisória. A matéria foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
De acordo com a nova legislação, fica permitido o uso do nome afetivo nos cadastros das instituições escolares, de saúde, de cultura e de lazer, localizadas em Alagoas, para crianças e adolescentes que estejam sob a guarda provisória de família adotiva. A proposta foi apresentada pela deputada Fátima Canuto (PSC).
O projeto especifica quais os órgãos deverão aceitar a identificação escolhida pela família adotiva. São eles:
I – instituições escolares: todas as creches e escolas públicas ou particulares localizadas no Estado de Alagoas;
II – instituições de saúde: todas as unidades de saúde públicas ou privadas, bem como consultórios, localizados no Estado de Alagoas e;
III – instituições de cultura e lazer: os locais relacionados a atividades culturais ou de lazer para crianças e adolescentes, tais como clubes colônias de férias, academias, dentre outros espaços direcionados a esses fins.
Dos registros
Os registros dos sistemas de informação, de cadastros, de programas, de serviços, de fichas, de formulários de prontuários e congêneres deverão conter o campo “nome afetivo”, em destaque, acompanhado do nome civil, que será usado apenas para fins administrativos internos.
Últimas notícias
Oito em cada dez pacientes chegam com desnutrição ao Hospital do Idoso de AL
Justiça autoriza volta do funcionamento de três bets no Brasil
AL ultrapassa marca de 43 mil empresas constituídas no ano e bate novo recorde
Carro atinge viatura da Polícia Civil e caminhão estacionado em Arapiraca
Vazamento de gás de cozinha mobiliza Corpo de Bombeiros no Jacintinho
Ronda no Bairro intensifica policiamento em praças com a Operação Praça Segura
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
