HGE amplia Serviço de Odontologia para a UTI Covid-19
A equipe de odontologia hospitalar do HGE realizou a exodontia do dente, cirurgia atraumática e minimamente invasiva

Primeira unidade hospitalar pública em Alagoas a contar com assistência em saúde bucal dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o Hospital Geral do Estado (HGE) ampliou o Serviço de Odontologia para a UTI Covid-19. Com isso, o HGE assegura assistência, ainda mais qualificada, aos pacientes internos para tratar complicações do novo coronavírus.
O Serviço de Odontologia também está presente na UTI Pediátrica, na Unidade de Dor Torácica (UDT) e na Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC). Por meio dele, o odontólogo mantém a higiene bucal e a saúde do paciente durante o período da internação, contribuindo para a prevenção das infecções hospitalares, principalmente as respiratórias e pulmonares.
Segundo Caio Branco, cirurgião dentista e responsável pelo projeto no HGE, a odontologia hospitalar já é uma realidade e está cada vez mais inserida nas UTIs. Isso porque, de acordo com o especialista, ela se soma a outras especialidades, como medicina, fonoaudiologia, fisioterapia e nutrição, qualificando o atendimento.
“A pneumonia hospitalar é responsável por cerca de 30% das mortes nas UTIs e traz grande preocupação. Por isso, é de extrema importância dar atenção à higiene e prevenção. O tratamento em si, inclui a higiene bucal adequada, prevenindo e tratando as infecções orais, periodontites, estomatites e outras doenças bucais e sistêmicas”, detalhou Caio Branco.
Constatação – A paciente J.A., de nove anos, foi atendida pelo projeto, que conta com sete cirurgiões dentistas. Epiléptica, a criança apresentou fratura corono-radicular em um dos dentes frontais com rizogênese [processo de formação da raiz do dente] incompleta e mobilidade. “A fratura coronoradicular é definida como uma fratura que envolve esmalte, dentina e cemento. Esse tipo de fratura compreende 5% das lesões traumáticas que afetam a dentição permanente e 2% das lesões que ocorrem na dentição decídua”, explicou Caio Branco.
A equipe de odontologia hospitalar do HGE realizou a exodontia do dente, cirurgia atraumática e minimamente invasiva. “O procedimento foi realizado com toda segurança, sempre aferindo os sinais vitais (pressão arterial, frequência respiratória e cardíaca, saturação de oxigênio e glicemia) e foi um sucesso”, relatou o cirurgião dentista.
Zenou Costa, coordenador dos profissionais da área no HGE, ressaltou que a ampliação do trabalho é uma importante vitória para os pacientes críticos e reflete o comprometimento da gestão com a qualidade do serviço no hospital. “Atualmente já é comprovado que o tratamento multidisciplinar só vem contribuir com a assistência e o profissional cirurgião dentista, nessas áreas, reflete na atenção ao doente. Estamos muito satisfeitos com essa extensão e com as melhorias para os pacientes e para o hospital”, celebrou.
Redução de Óbitos – Entre os benefícios do Serviço de Odontologia Intensivista, o dentista destacou a diminuição de óbitos, tempo de internação que impacta na redução dos custos e diminuição do gasto com antibióticos de alto valor. Ainda de acordo com ele, a unidade hospitalar também reduz a prescrição de medicamentos e verifica queda na indicação de nutrição parenteral, além da melhora da qualidade de vida do paciente e o diagnóstico precoce de doenças graves.
“Quanto menos tempo o paciente passar em uma área crítica, melhor será sua recuperação. Aliando-se a isso, temos a diminuição das infecções hospitalares e menos risco de complicações, o que é de grande avanço para o paciente”, citou Zenou Costa.
Veja também
Últimas notícias

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
