Crianças e adolescentes são queimados por caravelas na praia do Francês
As vítimas eram turistas vindos de Brasília (DF)
Duas crianças e três adolescentes ficaram feridos após serem queimados por caravelas, em um trecho da Praia do Francês, em Marechal Deodoro. O acidente aconteceu na últimas sexta-feira (25).
Segundo os militares, as vítimas tinham 6, 11, 13,17 e 18 anos, e foram socorridas pela guarnição. As vítimas eram turistas vindos de Brasília (DF).
De acordo com o professor e pesquisador do Laboratório de Ictiologia e Conservação da Universidade Federal de Alagoas campus Penedo (Ufal-Penedo), Cláudio Sampaio, as caravelas são Cnidários, animais invertebrados marinhos que possuem uma célula urticante, ou seja, quando são tocadas ou pisadas acabam disparando um veneno como defesa capaz de causar queimaduras.
Muitas pessoas confundem caravelas com águas-vivas por pertencerem ao mesmo filo de animais exclusivamente aquáticos, mas há diferenças entre elas.
“Caravelas possuem esse nome devido à utilização dos ventos para seu deslocamento, semelhante às embarcações portuguesas. Esses animais flutuam nos oceanos, sendo trazidos para as praias e águas costeiras durante períodos de ventos do quadrante Sul e Leste, que ‘varrem’ esses e outros animais que vivem flutuando nos oceanos para as praias. As águas-vivas vivem submersas, em diferentes profundidades e as correntes marinhas trazem esses animais para águas costeiras e praias. Os dois animais, caravelas e águas-vivas, podem causar acidentes dolorosos e perigosos, especialmente para idosos e crianças ou alérgicos”, disse o pesquisador.
O pesquisador também orientou que as pessoas que forem atingidas por esses animais devem procurar o guarda-vidas ou, em casos mais graves, uma unidade de saúde.
“A prevenção é observar com atenção a direção dos ventos, se há caravelas ou águas-vivas encalhadas nas praias e consultar os salva-vidas. Se forem queimadas pelos animais, as pessoas devem lavar o local atingido com água do mar ou vinagre, jamais esfregar, passar a mão ou lavar com urina”, disse o professor Cláudio Sampaio.
Últimas notícias
Carlinhos Maia é vaiado após subir no palco durante show de Claudia Leitte em Aracaju
Corpo decapitado é encontrado na beira da Lagoa Mundaú no Vergel do Lago
Dupla furta tapumes e atrapalha obra de revitalização da Praça Sinimbu
COP 30: Ciclovia do Trabalhador de Arapiraca conquista segundo lugar no Brasil
Polícia Militar apreende três armas e prende quatro suspeitos de roubo durante ocorrência em Maceió
Câmera de videomonitoramento flagra execução de jovem em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
