Prefeitura de Maceió orienta população sobre como construir e reformar calçadas
Cartilha foi produzida com base na nos conceitos de acessibilidade e demandas da população

A falta de uniformidade nas calçadas e de acessibilidade nos passeios públicos tem sido um obstáculo no trânsito de pedestres e cadeirantes. Para conscientizar a população de Maceió e orientar o passo a passo sobre o projeto e execução de obras, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) disponibiliza o Guia Prático para Construção e Reforma de Calçadas.
O guia traz, de forma ilustrada, um compilado de normas e legislações vigentes, adaptada à realidade de Maceió, no que diz respeito às diretrizes e parâmetros necessários à garantia da acessibilidade universal e inclusão de todos, a serem seguidos para regularização de calçadas.
O e-book enfatiza, por exemplo, que, nas calçadas com largura até 2m, deve ser preservada uma faixa livre fixa de 1,20m, ficando a parte excedente destinada à faixa de serviço. Já nas calçadas com largura maior que 2m e menor que 4m, será obedecida uma proporção de 40% da largura da calçada destinada à faixa de serviço e 60% para a faixa livre.

De acordo com o secretário adjunto de Planejamento Urbano, a cartilha foi produzida com base na norma ABNT NBR 9050, que trata sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. “A cartilha foi idealizada a partir de demandas da população e com a participação de pessoas portadoras de deficiência visual”, afirma Tácio Rodrigues.
O guia pontua todas as etapas necessárias para que o cidadão saiba como construir e reformar calçadas, a exemplo de conceitos básicos, elementos e dimensionamento, arborização viária, revestimentos, travessias e rampas, inclinação de acessos, inversão de calçadas, aprovação e regularização, e execução de obra.
Baixe o Guia Prático para Construção e Reforma de Calçadas clicando aqui.
Veja também
Últimas notícias

Cibele Moura visita a Ufal para debater a implantação do critério regional

Polícia cumpre mandado de prisão contra jovem na cidade de Palmeira dos Índios

Polícia apreende drogas com usuários no município de Palmeira dos Índios

Homem descumpre medida protetiva e ameaça ex-companheira em Arapiraca

Polícia encontra drogas escondidas em carro de suposta advogada na cidade de Arapiraca

Homem é preso com revólver e maconha após ameaçar vizinhos em Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
