Professor alagoano fala sobre crise hídrica que afeta o Brasil
Valmir Pedrosa, da Ufal, comentou sobre a conexão entre a falta de chuva no Sudeste e o aumento na taxa de energia

Nesta terça-feira (29), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aumentou em 52% o valor da bandeira vermelha patamar 2. O valor, que era R$ 6,243 por 100 kWh, passou a ser 9,49 por kWh. A elevação no preço ocorre por conta da crise hídrica que está acontecendo no sudeste do país.
Em entrevista ao Rede Antena7, o professor do curso de Engenharia Civil e de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valmir Pedrosa, falou que a influência da crise em Alagoas se deve à interligação do Sistema Elétrico Nacional.
“No momento, estamos exportando energia para o Sudeste, e como o sistema é interligado, o Brasil paga pela situação de poucas chuvas no rio Paraná”, disse o professor.
Segundo ele, o aumento é uma tentativa do Governo de tentar forçar uma redução no consumo de energia, devido ao risco que o sistema está submetido. A influência é grande, pois 64% da energia produzida no brasil é de fonte hídrica.
Além disso, outros meios de energia alternativos, com a energia de biomassa, que vem da cana de açúcar, também dependem da água.
Outros meios de produção de energia
Na entrevista, Valmir Pedrosa explicou que a energia eólica tem ganhado força no país. Segundo ele, o a produção chega a 11% e neste ano, já houve momento em que a geração foi maior do que a energia produzida pelo rio São Francisco. Em Alagoas, Valmir disse que predomina a energia solar em regiões domésticas.
No entanto, a geração destes tipos de energia, de acordo com o professor, varia de acordo com dia. Por ouro lado, a energia gerada nas hidrelétricas acontece a todo momento, chamada energia de base. Por isso é prevalente no país.
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
