Pedido de Jó Pereira para suspensão de cobrança de 14% para aposentados é aprovada
Deputada explicou que restante do projeto da previdência precisava ser mais bem discutido
O Projeto de Lei Complementar (PLC) 85/2021, de autoria do Poder Executivo, alterando a reforma previdenciária, foi aprovado na sessão desta quinta-feira (01), na Assembleia Legislativa e segue agora para sanção do governador Renan Filho. Por solicitação da deputada Jó Pereira, a votação do artigo que garante a suspensão do desconto de 14% para aposentados e pensionistas que recebem a partir de um salário-mínimo ocorreu em destaque, separadamente, e foi aprovado por unanimidade. A parlamentar foi autora da emenda - rejeitada na primeira reforma, em 2019 - que retirava o desconto.
Já os demais pontos do PLC foram aprovados por maioria, mas com os votos contrários de Jó Pereira e dos deputados Antônio Albuquerque, Cabo Bebeto, Davi Maia e Francisco Tenório.
Ao solicitar o destaque, que foi subscrito por outros parlamentares, Jó explicou que é favorável a suspensão dos 14%, salientado, no entanto, que não poderia votar a favor dos demais artigos porque, devido a sua complexidade, os temas abordados, principalmente o benefício especial e a subvenção econômica, precisaria ser analisado melhor pela Casa e debatido com mais tempo e profundidade junto à sociedade civil, o Estado e os servidores públicos.
“Precisamos de informações mais detalhadas, sólidas, para que essa Casa possa tomar as decisões mais acertadas, para percebermos mais detalhadamente o impacto desses valores no futuro de Alagoas, no equilíbrio fiscal e previdenciário das contas públicas”, disse Jó, tornando a apelar para que o Poder Executivo volte atrás e encaminhe ao Parlamento proposta para devolução dos 14%.
Emendas
Depois da votação, em resposta ao deputado Ronaldo Medeiros, que discursou afirmando que as emendas apresentadas ao PLC eram inconstitucionais, pois geravam despesas para o governo, Jó defendeu a constitucionalidade das oito emendas de autoria dela e voltou a explicar as razões pelas quais votou favorável às emendas apresentadas por colegas que garantiriam a devolução dos 14%.
“Eu até entendo que vossa excelência esteja desconfortável pela posição que tomou em relação a esse projeto, mas não posso aceitar suas colocações. Antes de chegar ao plenário o projeto, eu usei a tribuna e fui clara quando disse que com relação a emenda da restituição a iniciativa era do governo do estado, mas por uma das únicas vezes que voto politicamente nesse plenário, votaria favorável, para que o governo, ao sancionar o projeto, referendasse”, esclareceu ela.
“Em relação as minhas emendas, a história vai mostrar que vossa excelência está errado e também vai fazer com que compreenda nossas preocupações com o estado, a sociedade e o servidor público e nenhuma delas era inconstitucional", pontuou, resumindo o teor de algumas das emendas.
Jó concluiu afirmando que o desconto de 14% para aposentados e pensionistas era para nunca ter ocorrido: “Alertei em 2019, disse que era exagerado, pedi para governo aprofundar os estudos, mas infelizmente a emenda não foi aprovada e o desconto veio. Por isso que, para ser coerente, votei favorável a emenda dos colegas, mesmo entendendo que a iniciativa não é dessa Casa, mas o governo pode e deveria ter encaminhado a devolução dos valores dos descontos efetuados”.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
