Serviço de Convivência adapta rotina para atender usuários na pandemia
Equipes continuam prestando atendimento de forma virtual e realizam visitas, respeitando as normas de distanciamento social
Desde o começo da pandemia da Covid-19, as equipes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), tiveram que adaptar a rotina de trabalho para continuar atendendo aos usuários.
As equipes prestam atendimento online, por meio de chamadas de vídeo, ligações, bem como fazem visitas e entregas de materiais para usuários do Serviço de Convivência, que inclui idosos, crianças e adolescentes e mulheres, sempre respeitando as regras de distanciamento.
Os grupos do Serviço de Convivência são conhecidos por festejarem juntos as datas comemorativas. Pensando em manter esse vínculo entre profissionais e usuários, uma programação especial foi organizada pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santos Dumont, Área Lagunar e Dom Adelmo Machado para que comemorassem o São João, mesmo que à distância.
O Cras Santos Dumont levou o São João para a casa dos idosos que participam do Serviço de Convivência, com muita alegria, dança e muita animação. Todos os idosos, foram presenteados com kits juninos.
“Foram dias incríveis com nossos usuários. Agradecemos a Deus em poder contribuir com cada um deles. Cada visita foi uma emoção diferente. Também agradecemos ao grupo de dança Saidinha que levou muito forró para os nossos idosos’’, afirmou Katarina Lins, coordenadora do Cras Santos Dumont.
Já o Cras Dom Adelmo Machado, no bairro do Prado, também realizou o ‘São João DendiCasa’. “A ideia foi levar alegria, as lembranças afetivas dos festejos juninos para porta de casa e revisitar os nossos idosos e deixar uma canjica, para celebrar a data’’, disse a coordenadora do Cras Djane Pacheco.
No Cras Área Lagunar as comemorações juninas foram feitas de forma virtual, entre os idosos e crianças atendidos na unidade. Segundo a educadora social, Ana Cristina Lima, em tempos pandêmicos, inovar é a palavra-chave.
“Como as recomendações ainda são de distanciamento social, celebramos as festividades juninas remotamente. E ainda assim não faltou alegria, animação e muito forró no Arraiá Área Lagunar. A festança aconteceu virtualmente via WhatsApp com apresentação de vídeos, fotos, sorteios de Balaios e concursos de personagens juninos”, disse Ana.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, executa ações e atividades culturais, trabalham a questão da identidade, além de proporcionarem troca de experiências e vivências entre as famílias, fortalecendo assim os vínculos familiares e sociais.
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
