Saúde

Alagoas é o segundo estado do Brasil com menor redução na expectativa de vida pela Covid-19

Uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard catalogou os impactos a níveis mundiais

Por 7Segundos 05/07/2021 11h11
Alagoas é o segundo estado do Brasil com menor redução na expectativa de vida pela Covid-19
Dados apontam que expectativa de vida diminui em Alagoas - Foto: Divulgação

Um estudo feito pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, catalogou o impacto da pandemia do novo coronavírus na expectativa de vida da população mundial. No Brasil, Alagoas se destacou como o segundo estado do Nordeste com a menor diminuição.

Os dados foram publicados na revista britânica Nature Medicine, no final de junho. Os impactos da Covid-19 provocaram uma redução de 1,8 ano na vida média de todos os brasileiros, somente no primeiro quadrimestre de 2021.

De forma isolada, todos os estados do Nordeste foram os que menos sofreram com os impactos no aumento da mortalidade. O estado do Piauí apareceu com a terceira menor redução, com menos 1,20; seguido da Bahia, com 1,23; Maranhão com 1,25; Rio Grande do Norte com 1,36; Paraíba com 1,40; Sergipe 1,43 e Ceará 1,57.

Ocupando a primeira posição, com a menor redução na expectativa de vida, temos o estado de Pernambuco com a redução de 0,78 e finalmente Alagoas, ocupando o segundo lugar, apresentando 1,01 anos a menos na longevidade.