AL recebe 35.630 doses de vacinas; prioridade será para gestantes e puérperas
Nova remessa com doses da vacina Pfizer chegaram no fim da tarde a Alagoas
Uma nova remessa com 35.630 doses de imunizantes contra a Covid-19 chega a Alagoas para ampliar o número de pessoas protegidas contra a doença. O Ministério da Saúde (MS) enviou ao Estado 22.230 doses da Pfizer nesta quinta-feira (8) e outras 13.400 doses da CoronaVac estão programadas para desembarcar, na madrugada desta sexta-feira (9), no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.E dando continuidade à vacinação da população contra a Covid-19, os imunizantes deverão ser destinados prioritariamente ao grupo das gestantes e puérperas.
O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.“Depois da orientação do Ministério da Saúde para retomar a imunização de gestantes e puérperas com as vacinas Pfizer e CoronaVac, nós estamos recomendando aos municípios que priorizem esse público com as doses que recebemos. Vamos seguir avançando na campanha de vacinação, na medida em que novas doses forem sendo enviadas pelo órgão federal”, afirmou o titular da saúde estadual.
Após receberem o imunobiológico da Pfizer, os técnicos do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL) aferiram a temperatura, fizeram o registro das doses no sistema do MS e mantiveram as vacinas congeladas em freezers, a uma temperatura entre -25° e -15° Celsius.
Com esse procedimento finalizado, os imunizantes foram encaminhados para as Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e Arapiraca. Eles ficarão armazenados para que as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) façam a retirada das doses, depois que o PNI/AL definir o quantitativo de vacinas que cada um dos 102 municípios irá receber.
Para os municípios retirarem os imunizantes e os insumos, é preciso fazer uma solicitação por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES). Para retirar na Central Maceió, o agendamento deve ocorrer pelo e-mail: [email protected] e, para retirar na Central de Arapiraca, a solicitação deve ser realizada pelo e-mail: [email protected].
Balanço – O órgão federal já enviou para Alagoas 2.044.410 doses de vacinas contra a Covid-19. Com esse quantitativo foram aplicadas 1.517.150 doses de um dos quatro fabricantes (AstraZeneca, Pfizer, CoronaVac e Janssen), com 1.100.381 pessoas recebendo a primeira dose (D1) e outras 416.769 pessoas recebendo a segunda dose (D2).
Veja também
Últimas notícias
Homem é morto e outro fica ferido em confronto com a polícia na Avenida Miguel Correia de Amorim em Arapiraca
Prefeitura de Maragogi define reajuste salarial para servidores da Educação e estabelece calendário de pagamento
Aos 35 anos, influenciadora afirma ter orgulho de ainda ser virgem
'Guiana brasileira' volta a viralizar após estreia de Portugal na Copa
Cibele Moura amplia base política e anuncia aliança com Ivana Toledo, em Penedo
Prefeitura recupera estradas e acessos na Serra do Candará, em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
