Após declaração de ministro da Educação, reitor da Ufal comenta sobre retorno das aulas
Para Josealdo Tonholo, a volta 100% segura acontecerá apenas com todos vacinados
Os ministros da Educação e da Saúde, Milton Ribeiro e Marcelo Queiroga, respectivamente, defenderam o retorno dos estudantes às salas de aula, nessa quinta-feira (08). Na ocasião, o Ribeiro chegou a dizer que "passou vergonha em reunião do G20", pelo fato do Brasil ser "um dos últimos países com escolas e universidades fechadas".
Eles anunciaram a preparação de um protocolo para a volta e fizeram um apelo aos gestores municipais e estaduais para que comecem, imediatamente, a se preparar. Em Alagoas, a maioria dos professores já se imunizou contra a Covid-19, com alguns faltando apenas a segunda dose.
O portal 7Segundos conversou com o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o professor Josealdo Tonholo, que, mesmo após o corte de R$ 42 milhões no orçamento, segue com as atividades remotas no segundo semestre de 2020, que está acontecendo agora.
"Por mais que a gente tenha essa boa vontade coletiva, a necessidade de vacinação é real. A gente entende que o retorno 100% seguro é o que todos estejam vacinados. Mas isso não significa dizer que não temos um jeito de voltar de forma contingenciada e segura. Estamos num momento de muita incerteza em relação à pandemia", ressaltou.
Tonholo contou que a universidade prevê o início do primeiro semestre de 2021 para o dia 22 de outubro. "Ainda não sabemos como. Desde que a pandemia permita, pode ser no modelo híbrido com a maior parte não presencial".
O reitor ainda frisou que as atividades essenciais da universidade não pararam, como as atividades do Hospital Universitário (HU) e da Unidade do Centro Assistencial, que seguem "a todo vapor".
Últimas notícias
Confira os números da Lotofácil 3713 sorteados hoje (17/6)
Senador Renan Calheiros prestigia lideranças em Sessão Solene em Cajueiro
Colisão frontal é registrada na ladeira do Catolé em Maceió
Ong Missão Pets realiza bazar beneficente no pátio da Paróquia Cristo Redentor em Arapiraca
Homem é morto e outro fica ferido em confronto com a polícia na Avenida Miguel Correia de Amorim em Arapiraca
Prefeitura de Maragogi define reajuste salarial para servidores da Educação e estabelece calendário de pagamento
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
