Educação

Após declaração de ministro da Educação, reitor da Ufal comenta sobre retorno das aulas

Para Josealdo Tonholo, a volta 100% segura acontecerá apenas com todos vacinados

Por João Arthur Sampaio 09/07/2021 07h07
Após declaração de ministro da Educação, reitor da Ufal comenta sobre retorno das aulas
Após declaração de ministro da Educação, reitor da Ufal comenta sobre retorno das aulas - Foto: Reprodução

Os ministros da Educação e da Saúde, Milton Ribeiro e Marcelo Queiroga, respectivamente, defenderam o retorno dos estudantes às salas de aula, nessa quinta-feira (08). Na ocasião, o Ribeiro chegou a dizer que "passou vergonha em reunião do G20", pelo fato do Brasil ser "um dos últimos países com escolas e universidades fechadas".

Eles anunciaram a preparação de um protocolo para a volta e fizeram um apelo aos gestores municipais e estaduais para que comecem, imediatamente, a se preparar. Em Alagoas, a maioria dos professores já se imunizou contra a Covid-19, com alguns faltando apenas a segunda dose.

O portal 7Segundos conversou com o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o professor Josealdo Tonholo, que, mesmo após o corte de R$ 42 milhões no orçamento, segue com as atividades remotas no segundo semestre de 2020, que está acontecendo agora.

"Por mais que a gente tenha essa boa vontade coletiva, a necessidade de vacinação é real. A gente entende que o retorno 100% seguro é o que todos estejam vacinados. Mas isso não significa dizer que não temos um jeito de voltar de forma contingenciada e segura. Estamos num momento de muita incerteza em relação à pandemia", ressaltou.

Tonholo contou que a universidade prevê o início do primeiro semestre de 2021 para o dia 22 de outubro. "Ainda não sabemos como. Desde que a pandemia permita, pode ser no modelo híbrido com a maior parte não presencial".

O reitor ainda frisou que as atividades essenciais da universidade não pararam, como as atividades do Hospital Universitário (HU) e da Unidade do Centro Assistencial, que seguem "a todo vapor".