Covid-19: 1,1 milhão de pessoas já tomaram a 1ª dose da vacina em AL
Secretário da Saúde, Alexandre Ayres reforçou a necessidade de tomar a vacina

O secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres concedeu no início da noite desta segunda-feira (12), uma entrevista à imprensa onde falou sobre os impasses e conquistas da vacinação em Alagoas.
De acordo com informações, o estado de Alagoas, já vacinou 1,100 milhões de pessoas com a primeira dose da vacinas e 400 mil com a primeira e segunda dose, são cerca de 1.500 alagoanos imunizados.
O secretário Alexandre Ayres, fez uma breve análise sobre a situação da vacinação e trouxe alguns dados sobre a situação da pandemia no estado.
"Nesse momento, a análise que a gente faz é que a vacina está atrasada, não só em Alagoas, mas em todo em Brasil. Num enfrentamento à pandemia com tantas doses disponíveis de vários fabricantes, era para os brasileiros já estarem imunizados. A gente não está correndo esse risco diante do aparecimento de novas variantes em alguns estados brasileiros e em algumas partes do mundo e isso colocando em risco também a nossa situação, então a gente considera como preocupante também a nossa situação porque por um lado a gente está reduzindo a nossa ocupação hospital, diminuindo o numero de óbitos e de casos, mas a nossa população continua vulnerável. Um milhão e cem pessoas de um universo de dois milhões e quatrocentos alagoanos aptos a tomar a dose na fase adulta, então a gente precisa avançar e o Governo Federal precisa acelerar a remessa de doses para Alagoas", reforçou o secretário.
Ayres ainda comentou sobre a situação global e os riscos da pandemia existentes no País. Destacou também que Alagoas está retomando o setor econômico, mas reforçou a necessidade de usar máscara e evitar aglomerações.
"A situação é muito dúbia, de um lado a gente fica feliz porque esta vendo a vacinação avançar por idade simples, mas por outro lado muito preocupado. Porque a gente sabe que a situação global ele ainda é muito preocupante, tudo que eu falo é com base no que diz a ciência, no que me fala os médicos e orientam a gente nessa discussão. A gente deve continuar atento, usando máscara, evitando aglomerações, porque nós temos ainda a circulação do vírus e ninguém quer passar por uma terceira ou uma quarta onda. Alagoas mais uma vez supera uma onda da pandemia sem colapsar a rede hospitalar e agora a gente vai virar a chave para a retomada de emprego , para a retomada e o fortalecimento do segmentos econômicos que foram tão prejudicados e principalmente para a utilização dos nossos hospitais que foram entregues durante a pandemia no tratamento de pacientes com outras doenças.
A gente tem uma afirmativa diante do cronograma passado pelo ministério, diante das notícias das doses que já foram adquiridas pelo MS e que estão sendo entregues aos estados então a gente trabalha com a possibilidade de que até o mês de outubro a gente tenha todos os alagoanos a cima de 18 anos vacinados ao menos com uma dose. Em paralelo a isso e para quem acha que o governo esta parado, nessa busca por vacina a gente tem buscado também outras possibilidades, tentando adquirir vacinas com recursos próprios do Governo de Alagoas para que a gente faça essa aceleração da vacinação", compartilhou.
O secretário explicou que a estimativa orientada pelo Ministério da Saúde (MS), é que cerca de 70% esteja vacinada para que seja considerada como fora da zona de risco e Alagoas está caminhando para alcanças tal estimativa.
"A estimativa orientada pelos especialistas é de no mínimo 70% da população imunizada, antes disso a gente não tem como dispensar a máscara, então ainda tem um caminho a percorrer e a gente precisa acelerar porque as variantes continuam circulando. Com o esquema vacinal completo ou com aquelas vacinas com ao menos uma dose com essa garantia. Ainda não chegamos lá, estamos chegando agora em 50% da nossa população vacinada e a sua maioria ainda com uma única dose", explicou o secretário.
Sobre a chegada de novas doses ao estado, Alexandre falou que a expectativa é que chegue doses da AstraZeneca e da Pfizer ainda essa semana.
"O Ministério até esse momento não liberou novas doses, a gente tem uma expectativa de chegada de doses da AstraZeneca e da Pfizer, mas até o momento eu não posso antecipar os quantitativos porque isso depende do anúncio do Ministério eu acredito que amanhã a gente tenha novidades", contou.
Por fim, Ayres comentou sobre a situação das pessoas que escolhem as vacinas que querem tomar sem levar em consideração a situação de tantos brasileiros.
"É uma situação constrangedora, observar diante de um desafio como esse vivendo a maior pandemia da nossa geração com vidas perdidas de parentes e pessoas conhecidas e a gente ter que se deparar com uma atitude de egoísmo de alguns cidadãos. Não é o momento da gente escolher a vacina, o momento é da gente colocar a vacina no braço e se proteger e proteger aqueles que a gente convive. Então eu queria pedir a população que a gente que nesse momento não haja dessa maneira pense um pouco no próximo e em você", finalizou.
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
