Economia

Com criação de novo ministério, Superintendência do Trabalho será reativada em AL

Expectativa é que a pasta seja usada para acomodar aliados de Bolsonaro

Por 7Segundos, com o Globo 27/07/2021 09h09 - Atualizado em 27/07/2021 10h10
Com criação de novo ministério, Superintendência do Trabalho será reativada em AL
Prédio que abrigava a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) - Foto: Google Maps

A criação do novo ministério do Emprego e Previdência para Onyx Lorenzoni vai reativar a Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas (SRTB-AL), órgão subordinado à Secretaria do Trabalho (STRAB do Ministério da Economia), extinta pelo governo Bolsonaro com a reforma da estrutura administrativa promovida logo no primeiro dia de mandato e aprovada pelo Congresso em maio de 2019.

De acordo com a matéria do jornal O Globo, divulgada nesta terça-feira (27), intitulada "Criação do novo ministério do Emprego para Onyx abrirá mais de 200 cargos de indicação política", é bem provável que a nova pasta seja palco de disputa por cargos. Pelo menos 202 vagas relevantes serão abertas, com poder de decisão, que poderão ser usadas para indicações políticas.

A expectativa é que o novo ministério seja usado para acomodar aliados de Bolsonaro, especialmente os indicados do chamado Centrão. Do total de cargos que serão abertos, Onyx prometeu manter a equipe técnica responsável pelas áreas trabalhista e previdenciária em Brasília, o que significa um total de 60 vagas, além de seis cargos da Dataprev.

Cobiçadas por políticos, por cuidar de áreas ligadas diretamente ao atendimento ao cidadão, a tendência é que as negociações dos cargos nas 27 superintendências regionais do trabalho existentes nos estados fiquem à disposição para serem negociados pelo futuro ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos principais líderes do Centrão.