Governadores do NE e França definem áreas prioritárias para desenvolver a região
Objetivo era estabelecer futuras parcerias entre o Consórcio Nordeste, a Embaixada da França e a Agência Francesa de Desenvolvimento
O governador Renan Filho participou, nesta quinta-feira (29), no Palácio do Campo das Princesas, em Recife (PE), do Encontro Comemorativo de Cooperação entre o Consórcio Nordeste, a Embaixada da França e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Em reunião com os governadores da região e a embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, o chefe do Executivo alagoano se colocou à disposição para firmar parcerias em áreas estratégicas como meio ambiente, ciência e tecnologia, educação, saúde e desenvolvimento social.
"Discutimos temas importantes para o Brasil e, em especial, para o Nordeste, como a sustentabilidade ambiental, a evolução na área de saneamento básico, as alternativas de geração de energias renováveis e as possibilidades para o desenvolvimento econômico, mas com justiça social, garantindo uma melhor distribuição de renda. Esse tipo de encontro é sempre importante porque a gente aproveita para trocar experiências e para conhecer novos caminhos que possam ajudar Alagoas a se desenvolver", avaliou Renan Filho.
Ele destacou o importante papel da embaixadora francesa na construção de um mundo mais solidário e voltado à resolução dos problemas sociais.
"O nosso desafio, no pós-pandemia, é o da integração da comunidade internacional: fazer um mundo mais comum, mais integrado, com propostas universais que permitam o equilíbrio do planeta, o desenvolvimento social e mais oportunidades para as pessoas, independentemente de onde vivam", defendeu.
Cinco temas foram definidos como prioritários pelo Consórcio Nordeste e a embaixada da França no Brasil para ações futuras: energia, meio ambiente, água e saneamento, gestão de resíduos e agricultura familiar.
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, lembrou que o Brasil possui um longo histórico de parcerias com a França e que agora se intensificam por meio da cooperação com a região Nordeste, sobretudo no tocante ao comércio bilateral e aos investimentos no turismo e na geração de energias renováveis. Segundo ele, a ideia é integrar as ações do Comitê Científico do Nordeste à rede científica francesa.
"Vamos trabalhar para que possamos ter esse olhar especial nessa área ambiental, destacadamente seguindo a linha do Acordo de Paris", afirmou Dias.
Últimas notícias
Governo libera R$ 23,5 milhões em créditos suplementares para infraestrutura, segurança e ações sociais
Leonardo Dias cobra enfrentamento às facções após aprovação do PL Antifacção
Após instabilidade no sistema, Detran-AL remarca atendimentos desta quarta-feira (19)
Deputada Cibele Moura apresenta PL que cria política de letramento digital e robótica
Prefeitura de Maceió inicia retirada de fios sem uso dos postes no Pontal da Barra
Igaci garantirá nova Creche Cria no distrito de Lagoa do Félix após articulação de Petrúcio Barbosa
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
