Duas pessoas são internadas com suspeita de doença da urina preta, em Maceió
Ambas teriam contraído a doença no povoado de Massagueira
Duas pessoas foram internadas em Maceió em um hospital particular de Maceió sob a suspeita de terem contraído a Síndrome de Haff, conhecida popularmente como “doença da urina preta”.
De acordo com a assessoria de comunicação da instituição, ambos os casos foram repassados para a vigilância sanitária para que as suspeitas sejam investigadas.
Até o momento, uma das pessoas já recebeu alta do hospital enquanto o outro paciente segue internado. Maiores detalhes referentes a idade dos pacientes e o seu quadro de saúde não puderam ser revelados.
Segundo informações levantadas, as pessoas teriam começado a passar mal após terem comido em um restaurante no povoado de Massagueira, região de Marechal Deodoro.
Síndrome de Haff
A Síndrome de Haff, ou doença da urina preta, pode ser contraia por uma bactéria, em geral transmitida pelo consumo de uma toxina presente carne de peixes. Ela é caracterizada pela destruição das proteínas musculares, provocando sintomas como a perda da força física, dores musculares, febre e a excreção de urina escura.
O diagnóstico é feito a partir da dosagem da enzima TGO, responsável por demonstrar o funcionamento do fígado, além da creatinofosfoquinase (CPK), elemento que atua nos músculos e que tem seus níveis elevados quando ocorre esta alteração no tecido.
Por ser uma doença aguda, a doença de Haff precisa ser tratada rapidamente para evitar sua evolução e a apresentação de complicações como insuficiência renal ou falência múltipla de órgãos. Em muitos casos, o contaminado precisa ser internado e submetido a hemodiálise, que consiste na substituição dos rins por uma máquina responsável pela filtração das substâncias tóxicas.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
