Duas pessoas são internadas com suspeita de doença da urina preta, em Maceió
Ambas teriam contraído a doença no povoado de Massagueira
Duas pessoas foram internadas em Maceió em um hospital particular de Maceió sob a suspeita de terem contraído a Síndrome de Haff, conhecida popularmente como “doença da urina preta”.
De acordo com a assessoria de comunicação da instituição, ambos os casos foram repassados para a vigilância sanitária para que as suspeitas sejam investigadas.
Até o momento, uma das pessoas já recebeu alta do hospital enquanto o outro paciente segue internado. Maiores detalhes referentes a idade dos pacientes e o seu quadro de saúde não puderam ser revelados.
Segundo informações levantadas, as pessoas teriam começado a passar mal após terem comido em um restaurante no povoado de Massagueira, região de Marechal Deodoro.
Síndrome de Haff
A Síndrome de Haff, ou doença da urina preta, pode ser contraia por uma bactéria, em geral transmitida pelo consumo de uma toxina presente carne de peixes. Ela é caracterizada pela destruição das proteínas musculares, provocando sintomas como a perda da força física, dores musculares, febre e a excreção de urina escura.
O diagnóstico é feito a partir da dosagem da enzima TGO, responsável por demonstrar o funcionamento do fígado, além da creatinofosfoquinase (CPK), elemento que atua nos músculos e que tem seus níveis elevados quando ocorre esta alteração no tecido.
Por ser uma doença aguda, a doença de Haff precisa ser tratada rapidamente para evitar sua evolução e a apresentação de complicações como insuficiência renal ou falência múltipla de órgãos. Em muitos casos, o contaminado precisa ser internado e submetido a hemodiálise, que consiste na substituição dos rins por uma máquina responsável pela filtração das substâncias tóxicas.
Veja também
Últimas notícias
Motociclista é preso após furar bloqueio, bater em viatura e desacatar PMs em Maceió
Mãe de mulher que matou médico em Arapiraca defende ex-genro: ‘quem morreu foi um inocente’
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
