Duas pessoas são internadas com suspeita de doença da urina preta, em Maceió
Ambas teriam contraído a doença no povoado de Massagueira

Duas pessoas foram internadas em Maceió em um hospital particular de Maceió sob a suspeita de terem contraído a Síndrome de Haff, conhecida popularmente como “doença da urina preta”.
De acordo com a assessoria de comunicação da instituição, ambos os casos foram repassados para a vigilância sanitária para que as suspeitas sejam investigadas.
Até o momento, uma das pessoas já recebeu alta do hospital enquanto o outro paciente segue internado. Maiores detalhes referentes a idade dos pacientes e o seu quadro de saúde não puderam ser revelados.
Segundo informações levantadas, as pessoas teriam começado a passar mal após terem comido em um restaurante no povoado de Massagueira, região de Marechal Deodoro.
Síndrome de Haff
A Síndrome de Haff, ou doença da urina preta, pode ser contraia por uma bactéria, em geral transmitida pelo consumo de uma toxina presente carne de peixes. Ela é caracterizada pela destruição das proteínas musculares, provocando sintomas como a perda da força física, dores musculares, febre e a excreção de urina escura.
O diagnóstico é feito a partir da dosagem da enzima TGO, responsável por demonstrar o funcionamento do fígado, além da creatinofosfoquinase (CPK), elemento que atua nos músculos e que tem seus níveis elevados quando ocorre esta alteração no tecido.
Por ser uma doença aguda, a doença de Haff precisa ser tratada rapidamente para evitar sua evolução e a apresentação de complicações como insuficiência renal ou falência múltipla de órgãos. Em muitos casos, o contaminado precisa ser internado e submetido a hemodiálise, que consiste na substituição dos rins por uma máquina responsável pela filtração das substâncias tóxicas.
Veja também
Últimas notícias

Homem atende a porta e é surpreendido com um tiro no peito no Feitosa

Mulher morre após ser esfaqueada pelo ex-companheiro no Jacintinho

Suspeitos de tráfico em Campo Alegre monitoravam moradores por meio de câmeras

Homem é preso após agredir ex com socos e puxões de cabelo em Lagoa da Canoa

Homem morre após ser baleado em Lagoa da Canoa

Projeto de Cabo Bebeto amplia benefícios fiscais para PCD na compra de veículos em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
