Deputado Pedro Vilela quer saúde animal inserida na Saúde Única
70% das doenças epidemiológicas em humanos são geradas por zoonoses
O deputado Pedro Vilela (PSDB) defende o reconhecimento da saúde animal como componente da saúde única, onde se inclui a saúde humana, e levou essa defesa ao Congresso Nacional através de projeto de lei que estabelece o Programa Nacional de Fomento à Causa Animal (Propet). Esse programa significa a “harmonia entre saúde humana, animal e ambiental, com vistas a assegurar a prevenção de doenças”, destacou o parlamentar.
Segundo Pedro, um estudo realizado pelo Insper Global Agro revelou que 70% das doenças epidemiológicas em humanos são geradas por zoonoses. “A saúde animal, portanto, é uma questão de saúde humana que se insere no conceito de saúde única”, justificou o deputado, acrescentando há uma farta legislação sobre a saúde humana e ambiental e uma laguna legal acerca da saúde animal. “O Propet pode preencher esse vácuo”, reforça.
O projeto não gera despesa para o poder público, explica o deputado: “A manutenção financeira desse projeto é através da possibilidade de dedução tributária, inclusive estabelecendo critérios e com transparência total na prestação de contas, o que favorecerá o engajamento do setor privado numa causa que já nobre em sua natureza e de importância fundamental à saúde humana”.
O projeto de lei prevê que o Propet será mantido por doações de pessoas físicas, deduzidas do Imposto de Renda e emendas parlamentares individuais ao orçamento destinadas à saúde até o limite de 10% do valor por parlamentar. O programa pode ser implementado diretamente pelo poder público ou pessoas físicas e jurídicas habilitadas no Cadastro Nacional da Causa Animal (CADPET).
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
