Segurança

Maceió registra redução de 43% no número de acidentes com e sem vítimas

Informação é do superintendente municipal de Transporte e Trânsito, André Costa

Por 7Segundos 04/08/2021 11h11
Maceió registra redução de 43% no número de acidentes com e sem vítimas
Superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, André Costa - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

Maceió registrou, no primeiro semestre do ano, um redução de 43% no registro de acidentes de trânsito com e sem vítimas, em comparação com o mesmo período de 2020. A informação é do superintendente municipal de Transporte e Trânsito, André Costa, e foi dada em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (04).

Segundo o superintendente da SMTT, de janeiro a junho de 2021 foram contabilizados 249 acidentes com vítimas e 85 sem vítimas. No mesmo período do ano passado foram registrados 206 com vítimas e 369 sem vítimas. No primeiro semestre do ano, o órgão atendeu 4450 chamados de acidentes.

"É importante destacar que a redução ocorreu apesar da gente ter um número bem maior de veículos circulando esse ano. Apesar das regras de restrição, por conta de decretos da pandemia, as regras foram bem mais brandas esse ano do que no primeiro semestre do ano passado, em que tínhamos comércio fechado, escolas fechadas", informou Costa.

RETIRADA DE TACHÕES

No trecho das avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, os acidentes reduziram em 42,5%. André Costa destaca que as remoções dos tachões causaram grande impacto na redução de acidentes, muitas vezes envolvendo motociclistas. "Foi muito importante a retirada dos tachões, o que causa grande impacto na redução de acidentes nesse trecho, salvando vidas", enfatizou o superintendente.

ACIDENTES POR HORÁRIO E TIPOS DE VEÍCULOS ENVOLVIDOS

Os dados mostram que 45% dos acidentes ocorreram entre 7h e 13h. Outros 13% entre 16h e 18h. No primeiro semestre do ano, acidentes envolvendo ônibus reduziram 76%.

Os números de engavetamentos aumentaram de 4 para 7 em comparação ao 1º semestre de 2020. Já 96% dos acidentes registrados com motociclistas foram com vítimas.

LOCAIS DOS ACIDENTES

Outro dado importante é que 42% dos acidentes da capital ocorreram em apenas 8 vias. São elas: Fernandes Lima (35); Menino Marcelo (34); Durval de Góes Monteiro (30); Álvaro Otacílio/Antônio Gouveia (19); Afrânio Lages (10); Juca Sampaio (10); Gustavo Paiva (8) e; da Paz (6).