Relatório aponta Alagoas como o estado mais afetado pela desertificação no Brasil
Estado tem 32,8% da área total afetada pelo fenômeno

O último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas apontou que Alagoas é o estado brasileiro mais afetado pela desertificação do solo, com 32,8% da área total afetada pelo fenômeno. O levantamento foi divulgado na segunda-feira (09).
Dentre os que foram mais impactados, oito são da região Nordeste (contando com Alagoas) e um do sudeste. Os demais são Paraíba (27,7%), Rio Grande do Norte (27,6%), Pernambuco (20,8%), Bahia (16,3%), Sergipe (14,8%), Ceará (5,3%), Minas Gerais (2%) e Piauí (1,8%).
Em entrevista à BBC Brasil, o meteorologista, cientista do solo e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Humberto Barbosa, explicou que temperaturas extremas põem em xeque a sobrevivência no Semiárido de micro-organismos que vivem no solo e são cruciais para a existência das plantas.
O professor ainda relatou que, há dois anos, encontrou temperaturas de até 48°C em solos degradados no interior de Alagoas. "A vegetação não crescia mais ali, independentemente se chovesse 500 mm, 700 mm ou 800 mm. Não fazia mais diferença, pois toda a atividade biológica do solo não respondia mais", afirmou ao site.
Humberto é o coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), que desde 2012 monitora a desertificação no Semiárido. A desertificação nesta região foi apontada no relatório do painel de 2019, e apontou que 94% desta área está sujeita à desertificação.
"O agravamento dessas condições climáticas tende a acelerar o êxodo dos moradores rumo a outras partes do Brasil", pontuou.
Últimas notícias

Confronto policial deixa suspeito morto e outro ferido após invasão a supermercado em Taquarana

Prefeita Márcia Cavalcante prepara grande festa para o Dia das Crianças neste domingo

Projeto Cultura Aqui Acolá no Mercado Público deste sábado terá programação infantil

Perícia que vai apurar causa de incêndio em fábrica de plásticos tem prazo de até 60 dias

DMTT participa de Curso de Gestão de Crises nas Cidades

Maré de Rica inova e cria o seu próprio sorvete: o “Sorvete da Rica” promete agitar o sábado em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
