Justiça

Presidente do Grupo Gay de Alagoas fala sobre mutirão de casamento coletivo para público LGBTQIA+

Nildo Correia afirmou que o evento também vai realizar alteração de prenome e gênero nos registros civis de pessoas transsexuais

Por 7Segundos 18/08/2021 19h07 - Atualizado em 18/08/2021 19h07
Presidente do Grupo Gay de Alagoas fala sobre mutirão de casamento coletivo para público LGBTQIA+
Casamento coletivo acontecerá no dia 24 de setembro - Foto: Ilustração

O Grupo Gay de Alagoas, em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), deve realizar na dia 24 de setembro mais uma edição do casamento coletivo de pessoas LGBTQIA+. Essa será a 5° edição do programa Justiça Itinerante, que acontece anualmente.

Em entrevista para o programa “Na Mira da Notícia com Ângelo Farias”, o presidente do grupo, Nildo Correia afirmou que o diferencial deste ano será a realização de outros processos jurídicos durante o evento, como a alteração de nome, prenome e gênero em registros civis de pessoas transsexuais e a possibilidade de casais homoafetivos que possuem filhos possam realizar a solicitação para o registro com o nome dos pais ou das mães “são três ações importantes em uma só, que vem para afirmar esses direitos que a pouco tempo só eram dados para casais heterossexuais. Essa é uma forma de se afirmar o direito e empoderar essas famílias” afirmou.

Ainda segundo ele, quase 50 pessoas transexuais já se inscreverem para realizar a mudança no registro. A adesão de casais LGBTQIA+ interessados realizar a união no civil também é grande e já conta com quase 150 casais.

Além do Grupo Gay de Alagoas, o grupo Mães Pela Diversidade, o CAERR e a faculdade Uninassau são parceiros da organização do evento. Para Nildo, esse tipo de evento é essencial para garantir o direito jurídico dessa população “Ações como essa vem para orientar essas pessoas, que na maioria das vezes acabam deixando de adquirir seus direitos por causa da burocracia com a documentação” afirmou.