Comunidade escolar compartilha expectativa com o retorno às aulas
Pais, estudantes e professores esperam aprendizado melhor e acolhimento

A expectativa para a volta às aulas na modalidade híbrida é grande entre as famílias maceioenses, que passaram mais de um ano sem a vivência escolar. Com o anúncio do retorno na próxima segunda-feira (23), famílias, estudantes, diretores e professores se preparam para retornar para as escolas e garantir um bom aproveitamento do ano letivo. A comunidade escolar está, em reuniões, sendo apresentada aos protocolos sanitários e esclarecendo suas dúvidas sobre a volta às aulas.
Mãe de três alunas da Escola Municipal Nosso Lar I, no Vergel do Lago, Maria Gorete dos Santos Silva diz que toda a família está animada com o retorno. “Estou muito feliz e confiante com a preparação da escola, as crianças ficaram em casa esse tempo todo e ficaram muito entediadas. Será ótimo que minhas filhas voltem a ter contato com outras crianças”, conta a mãe.
Ela voltava de uma reunião com a diretora e os professores da escola, e aprovou todas as orientações repassadas. Moradora da Vila Brejal, ela diz que suas três filhas conseguiram aproveitar bem o período remoto, mas que na sala de aula poderão estudar mais tranquilas. “Minha filha, Rihanna, está começando a aprender a ler agora, e está muito animada”, relata.
Edna, estudante da Educação para Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) e mãe de uma estudante da Nosso Lar I, diz que o retorno vai facilitar muito seu aprendizado e o da sua filha. “Meu menino é muito hiperativo, e creio que a escola é importante para ele. Na escola ele tem um lugar seguro para brincar e crescer”, pontua a mãe.
Professora da sala de recursos da Nosso Lar I, que atende alunos com necessidades especiais, Maria José Gomes diz que o período remoto foi muito difícil, principalmente pela dificuldade no acesso à internet. “Muitas vezes eu ia até a casa do aluno levar as tarefas. Também há alunos que êem dificuldade em ficar muito tempo na sala, outros que são surdos e não conseguem participar por vídeo, precisando se comunicar por sinais”, conta.
Com o retorno das aulas na modalidade híbrida, a professora diz que está muito confiante no aprendizado dos alunos. “Com o Continuum Curricular, que vai juntar o ano de 2020 com o de 2021 cobrindo as lacunas no aprendizado, estou muito otimista. As famílias estão se mostrando muito dispostas a ajudarem e teremos também a avaliação diagnóstica, que nos ajudará a atender esses alunos da melhor forma”, detalha a professora.
Gilda Verbênia, diretora da Nosso Lar I, diz que o momento com as famílias foi importante para reforçar as diretrizes de segurança e alinhar os interesses das famílias e das escolas. “Estamos buscando nos pais essa parceria na orientação dos alunos na parte de higienização e segurança, e também no ensino. Mesmo sem qualificação ou tempo para dar apoio pedagógico, eles precisam estar cientes que é necessário que seus filhos estejam presentes na escola com toda a segurança”, explica a diretora.
“A expectativa é muito grande, a escola não está aqui só para o ensino, está aqui também como uma ferramenta de amparo social. Essas crianças estavam muito vulneráveis sem a escola, os pais precisam ir buscar seu pão de cada dia e as crianças ficavam na rua, e agora elas terão um ambiente seguro, que é a escola”, conclui.
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
