Reconhecimento de paternidade aumenta 21% no primeiro semestre em Alagoas
O número foi de 263 para 319 nos seis primeiros meses deste ano
O reconhecimento de paternidade aumentou 21,2% no primeiro semestre de 2021 em Alagoas, quando comparado ao mesmo período em 2020. O número foi de 263 para 319 nos seis primeiros meses deste ano. Os dados são do Núcleo de Promoção da Filiação (NPF), do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL).
O NPF atua em Maceió, mas as mães do interior que têm filhos em maternidades na capital também são atendidas pelo Núcleo. O reconhecimento pode ser solicitado pela mãe da criança, pelo pai que deseja confirmar a paternidade ou ainda pelo próprio filho, caso seja maior de idade.
Para realizar esse procedimento gratuito, é necessário que um dos solicitantes citados anteriormente vá um cartório de registro civil do país e aponte o suposto pai. É preciso ter em mãos a certidão de nascimento do filho que será reconhecido e preencher um formulário padronizado.
O processo é realizado inteiramente no cartório se o pai concordar ou requerer o reconhecimento. Em caso de filho menor de idade, a mãe deve acompanhar. Os pais devem apresentar os documentos pessoais originais e a certidão de nascimento original do filho, em caso de filhos menores de idade.
Se o filho tiver mais de 18 anos, ele e o pai deverão ter em mãos os documentos pessoais e originais, certidão de nascimento original do registrado, comprovantes de residência e certidões dos distribuidores forenses (da Justiça Estadual – distribuição criminal execuções criminais; da Justiça Federal – distribuição cível e criminal e execuções criminais; certidão de protesto no Cartório de Protesto e antecedentes criminais).
Últimas notícias
Polícia Civil investiga homicídio de jovem no bairro da Ponta da Terra, em Maceió
Após esperar dois anos por transplante de córnea, homem perde visão ao levar soco de desconhecido
Arapiraca convoca eleições para o próximo biênio do Conselho Municipal de Política Cultural
Polícia prende ex-companheira apontada como mandante de duplo homicídio no Antares
Cota única do IPTU 2026 com 20% de desconto vai até esta sexta-feira (30)
Japaratinga valoriza cultura, identidade e turismo na Feira dos Municípios Alagoanos 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
