Geral

Vereador Joãozinho alerta população sobre o descarte irregular de lixo em Maceió

João Gabriel Lins foi o convidado desta quarta-feira no programa Na Mira da Notícia

Por 7Segundos 25/08/2021 19h07
Vereador Joãozinho alerta população sobre o descarte irregular de lixo em Maceió
Ponto de descarte irregular de lixo - Foto: 7Segundos

O convidado do programa Na Mira da Notícia, da rádio 96 FM, desta quarta-feira (25) é o vereador por Maceió João Gabriel Costa Lins, mais conhecido como “Joãozinho”. Na ocasião, o político conversou sobre a problemática do lixo na capital alagoana.

Eleito com mais de 3600 votos para a sua posição na Câmara, Joãozinho demonstrou estar satisfeito com o andamento de seus projetos, sendo um deles responsável por obrigar a Prefeitura de Maceió a colocar EcoPontos próximos aos pontos crônicos de lixo da capital.

“Um tema que vai ser muito recorrente aqui é a questão do lixo na cidade. Apresentei um Projeto que obriga a prefeitura a colocar, nos pontos crônicos de lixo da cidade, um EcoPonto”, disse.

Segundo o vereador, Maceió possui 180 pontos crônicos de lixo, locais com grande concentração de resíduos descartados de forma irregular, que atrapalham a convivência e podem gerar até mesmo problemas de saúde pública.

Conforme o seu projeto, será de responsabilidade da gestão municipal estabelecer EcoPontos nessas regiões, criando locais onde o descarte apropriado de dejetos como materiais de construção civil, entulhos, tijolos, resto de poda ou materiais recicláveis possam ser feitos da maneira correta.

“A gente tem 180 pontos crônicos de lixo na cidade e claro que isso não é só culpa da prefeitura. Esse projeto torna obrigatório a prefeitura colocar nos pontos crônicos de lixo, um EcoPonto mais próximo”, disse.

Conforme pontuou Joãozinho, o Código de Limpeza Urbano vigente desde 2019 também estipula uma multa para a pessoa física ou jurídica flagrada realizando o despejo irregular de lixo na capital.

“Até deixando claro aqui que o Código de Limpeza Urbano é recente, é de 2019 e já prevê multa para pessoa física, pessoa jurídica. A prefeitura pode multar e até cassar a licença das empresas”, reforçou.

Atualmente Maceió conta com cinco EcoPontos, estando estes localizados nos bairros da Pajuçara, Vergel, Tabuleiro do Martins, Santa Lúcia e na Santa Maria, próximo ao aeroporto de Rio Largo.