Covid -19

Com declínio da pandemia, hospital de Arapiraca desativa leitos destinados para pacientes com Covid-19

Um total de 25 leitos, incluindo dez de UTI foram desativados no Hospital Regional

Por 7Segundos 25/08/2021 18h06
Com declínio da pandemia, hospital de Arapiraca desativa leitos destinados para pacientes com Covid-19
Leitos de UTI para Covid-19 - Foto: Comunicação/HUB

Com apenas 12% de leitos exclusivos para pacientes com coronavírus ocupados em Arapiraca, o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho desativou sua ala da Covid-19, nesta quarta-feira (25). Os 25 leitos - incluindo os 10 de UTI - já estavam desocupados.

Conforme infográfico da prefeitura de Arapiraca, ainda contabilizando os leitos do Hospital Regional, há um total de 23 pacientes com Covid-19 internados em Arapiraca, destes 15 estão em unidades de terapia intensiva e os demais em leitos clínicos.


Sem os 25 leitos do Hospital Regional, Arapiraca conta ainda com 100 leitos no Hospital de Emergência do Agreste e outros 65 no Chama, contabilizando um total de 65 leitos com suporte de UTI e outros 100 de enfermaria.

De acordo com dados do último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, dos 25 pacientes internados em hospitais do município, apenas 8 são residentes em Arapiraca. 

Os dados, referentes ao dia 20 de agosto, contabilizaram apenas 15 resultados positivos para Covid-19 naquele dia, situação bem diferente de dois meses atrás, quando a ocupação das UTIs de Arapiraca chegou a 100% de ocupação.

Durante toda a pandemia, Arapiraca contabiliza 33.546 casos confirmados e 575 mortes provocadas pela doença. No dia 20 de agosto, quando o boletim foi atualizado, nenhum óbito por Covid-19 foi registrado no município.


A redução de casos positivos, de pacientes internados e de óbitos por pessoas infectadas pelo coronavírus está relacionada ao avanço da vacinação. Em Arapiraca, os imunizantes estão disponíveis a toda população adulta e 119.016 pessoas tomaram a primeira dose e 47.304 já estão imunizadas com as duas doses.

Apesar do cenário de declínio da pandemia, as autoridades de saúde afirmam que para evitar uma nova onda de casos é necessário manter as medidas de proteção contra a infecção, como o uso de máscara, a constante higienização das mãoes e evitar aglomerações.