Vacinação contra Covid-19 funciona normalmente no feriado de 27 de agosto
Amanhã serão vacinados adolescentes de 17 anos com iniciais de O a Z em todos os pontos de vacinação
O calendário de vacinação para o público adolescente foi aberto em Maceió na última quarta-feira (25) e segue normalmente durante o feriado de Nossa Senhora dos Prazeres, celebrado nesta sexta-feira (27), e no fim de semana.
A vacinação da população menor de 18 anos começou pelas pessoas com 17 anos sem comorbidades (por ordem alfabética) e de 12 a 17 anos com comorbidades, estas exclusivamente nos dois drive-thrus (Serraria e Jaraguá). No primeiro dia da vacinação para os adolescentes, foram aplicadas 9.412 doses das vacinas contra a Covid-19 em Maceió, sendo 7.544 com a primeira dose e 1.868 com a segunda.
O Corujão da Vacina funciona das 9h às 21h até sábado (28) nos drive-thrus e nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária). Os demais pontos, localizados na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Papódromo (Vergel), Terminal do Osman Loureiro e Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho), funcionarão no horário das 9h às 16h.
Para este público, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o uso da vacina da Pfizer. Em atendimento a esta recomendação, a vacina é a única que está sendo administrada para os adolescentes de 12 a 17 anos, com ou sem comorbidades, em Maceió.
De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), o intervalo de aplicação entre vacinas do calendário regular e a da Covid-19 deve ser de 14 dias.
Confira o calendário da vacinação no feriado e final de semana
Nesta sexta-feira (27), vacinam-se os adolescentes de 17 anos da letra O à letra Z em todos os pontos de vacinação, e adolescentes com comorbidades dos 12 aos 17 anos, exclusivamente nos drive-thrus.
No sábado (28), terá início a vacinação dos adolescentes de 16 anos, começando pelas iniciais A a G em todos os pontos de vacinação, e adolescentes com comorbidades dos 12 aos 17 anos, exclusivamente nos drive-thrus.
No domingo (29), será a vez dos adolescentes de 16 anos da letra H à letra N em todos os pontos de vacinação, e adolescentes com comorbidades dos 12 aos 17 anos, exclusivamente nos drive-thrus.
Segunda-feira (30) a primeira dose estará disponível ao público adolescente 16 anos das letras O a Z em todos os pontos de vacinação, e de adolescentes com comorbidades dos 12 aos 17 anos, exclusivamente nos drive-thrus.
Documentos para adolescentes sem comorbidades
Para se vacinar, os adolescentes sem comorbidades devem apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia). Os que não dispõem de documento com foto podem apresentar a certidão de nascimento e o CPF, além do comprovante de residência.
Comorbidades
Para ser imunizada, a pessoa com comorbidade precisa apresentar documento com foto e CPF, além de um dos documentos a seguir com cópia que fica retida no local de vacinação: prescrição médica para a vacina contendo a condição que justifique a imunização; exames específicos que estabeleçam o diagnóstico; relatório médico; ou cadastros específicos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Deficiência permanente
Estão inseridas nesta etapa as pessoas com deficiência permanente física, mental, intelectual ou sensorial, incluindo portadores de doenças raras e que causam deficiências intelectuais e/ou motoras e cognitivas.
Para se vacinar é necessário apresentar documento com foto e CPF, original e cópia de Comprovante de Residência e algum documento que comprove a condição, como o laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público; documento que indique se tratar de pessoa com deficiência; comprovante de recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC); documento comprobatório de vinculação a Centros de Reabilitação e/ou Unidades Especializadas no atendimento às pessoas com deficiência.
Nos casos de deficiência física aparente ou visível que causem limitações, não será obrigatória a apresentação do documento comprobatório.
Acompanhante
Os adolescentes de 17 e 16 anos sem comorbidades podem se dirigir aos pontos de vacinação desacompanhados. Já os de 12 a 15 anos deverão estar, necessariamente, acompanhados de pai, mãe ou responsável e, diante de impossibilidade da presença destes, é necessário que esteja acompanhado de pessoa maior de idade e que apresente declaração de autorização dos pais para a imunização. A declaração pode ser escrita de próprio punho.
Últimas notícias
Proporção de quem estava em home office recua em 2024 e chega a 7,9%
Placa solar provoca incêndio em marcenaria no bairro do Feitosa, em Maceió
Condenado na trama golpista, Bolsonaro tem até domingo para apresentar novo recurso
Preso pela PF, dono do Master levava vida de luxo; festa multimilionária com Alok, viagens e coleção de aviões
Aneel mantém bandeira vermelha 1 na conta de luz em novembro
Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei Antifacção; texto segue para o Senado
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
