Transporte

Entrevista: Coordenador de controla do SIMM esclarece dúvidas sobre o Cartão Bem Legal e aponta planos futuros

Aparelhos de recarga dentro dos próprios coletivos é um plano futuro que está se viabilizando

Por 7Segundos com Na Mira da Notícia 30/08/2021 20h08 - Atualizado em 30/08/2021 21h09
Entrevista: Coordenador de controla do SIMM esclarece dúvidas sobre o Cartão Bem Legal e aponta planos futuros
Prazo para recadastro do Bem Legal Escolar se encerra na próxima quarta-feira (31) - Foto: Secom Maceió

Na noite desta segunda-feira (30), o coordenador de controle do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), Silvio Sarmento, foi entrevistado pelo radialista Ângelo Farias durante o programa Na Mira da Notícia, na 96 fm, sobre a questão do acesso ao transporte público através do cartão Bem Legal.

Quando questionado sobre o período de onze dias que os usuários que fazem o recadastro mudando o tipo de cartão precisam esperar para ter acesso ao transporte público novamente, Farias diz que “deve ser por conta de ser um cartão diferente do que o usuário tinha. Essa situação a gente precisa ver com o Sinturb, que é quem confecciona o cartão para ver se esse prazo é exigido”.

Também foi questionada a possibilidade da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), em conjunto com o SIMM e a Prefeitura de Maceió, colocar pontos de recarga dentro dos próprios coletivos. De acordo com o coordenador de controle essa possibilidade existe e está se viabilizando. “Tem um validador de tecnologia que tem um programa e está aprimorando esse programa para que se possa fazer a recarga no próprio validador. Os mecanismos estão sendo aprimorados para poder disponibilizar isso, que será um facilitador para o usuário não ter que se deslocar para nenhum local”, acrescenta.

Silvio também foi questionado sobre a falta de opção de transportes públicos para aqueles que não possuem cartão, como turistas e usuários não assíduos. “Estamos trabalhando e aprimorando o sistema para isso. Ainda temos uma quantidade significativa de ônibus que recebem dinheiro”. Ele ainda complementa dizendo que “existe uma lei desde 2017 que define que o pagamento da tarifa no transporte de Maceió seja efetuado através de bilhetagem eletrônica”.

O entrevistado ainda explica para aqueles que tem interesse em adquirir o cartão que a primeira via do Cartão Bem Legal Cidadão é gratuita. Esse tipo de cartão é para aqueles que não são estudantes e não tem vínculo à empresas. Sarmento acrescenta que “quem perdeu ou teve o seu cartão furtado tem o prazo de até 30 de setembro para que possam fazer uma segunda via com os documentos”.

O uso do cartão eletrônico traz inúmeros benefícios, como segurança e agilidade dentro do ônibus, a preservação dos créditos em caso de perca ou furto e até mesmo em relação à pandemia do coronavírus, já que não será necessário moedas e cédulas passando de mão em mão.

Para adquirir o Cartão Bem Legal o cidadão pode se dirigir até os seguintes pontos:

  1. Sede do Bem Legal, no Sinturb, antiga Transpal;
  2. Central no Maceió Shopping;
  3. Terminal do Benedito Bentes;
  4. Terminal da Colina dos Eucaliptos;
  5. Terminal da Cruz das Almas;
  6. Terminal do Salvador Lira;
  7. Terminal do Graciliano Ramos.

Os documentos necessários para o cadastro ou recadastro são RG, CPF e comprovante de residência, não sendo necessária a cópia.