Entrevista: Coordenador de controla do SIMM esclarece dúvidas sobre o Cartão Bem Legal e aponta planos futuros
Aparelhos de recarga dentro dos próprios coletivos é um plano futuro que está se viabilizando
Na noite desta segunda-feira (30), o coordenador de controle do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), Silvio Sarmento, foi entrevistado pelo radialista Ângelo Farias durante o programa Na Mira da Notícia, na 96 fm, sobre a questão do acesso ao transporte público através do cartão Bem Legal.
Quando questionado sobre o período de onze dias que os usuários que fazem o recadastro mudando o tipo de cartão precisam esperar para ter acesso ao transporte público novamente, Farias diz que “deve ser por conta de ser um cartão diferente do que o usuário tinha. Essa situação a gente precisa ver com o Sinturb, que é quem confecciona o cartão para ver se esse prazo é exigido”.
Também foi questionada a possibilidade da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), em conjunto com o SIMM e a Prefeitura de Maceió, colocar pontos de recarga dentro dos próprios coletivos. De acordo com o coordenador de controle essa possibilidade existe e está se viabilizando. “Tem um validador de tecnologia que tem um programa e está aprimorando esse programa para que se possa fazer a recarga no próprio validador. Os mecanismos estão sendo aprimorados para poder disponibilizar isso, que será um facilitador para o usuário não ter que se deslocar para nenhum local”, acrescenta.
Silvio também foi questionado sobre a falta de opção de transportes públicos para aqueles que não possuem cartão, como turistas e usuários não assíduos. “Estamos trabalhando e aprimorando o sistema para isso. Ainda temos uma quantidade significativa de ônibus que recebem dinheiro”. Ele ainda complementa dizendo que “existe uma lei desde 2017 que define que o pagamento da tarifa no transporte de Maceió seja efetuado através de bilhetagem eletrônica”.
O entrevistado ainda explica para aqueles que tem interesse em adquirir o cartão que a primeira via do Cartão Bem Legal Cidadão é gratuita. Esse tipo de cartão é para aqueles que não são estudantes e não tem vínculo à empresas. Sarmento acrescenta que “quem perdeu ou teve o seu cartão furtado tem o prazo de até 30 de setembro para que possam fazer uma segunda via com os documentos”.
O uso do cartão eletrônico traz inúmeros benefícios, como segurança e agilidade dentro do ônibus, a preservação dos créditos em caso de perca ou furto e até mesmo em relação à pandemia do coronavírus, já que não será necessário moedas e cédulas passando de mão em mão.
Para adquirir o Cartão Bem Legal o cidadão pode se dirigir até os seguintes pontos:
- Sede do Bem Legal, no Sinturb, antiga Transpal;
- Central no Maceió Shopping;
- Terminal do Benedito Bentes;
- Terminal da Colina dos Eucaliptos;
- Terminal da Cruz das Almas;
- Terminal do Salvador Lira;
- Terminal do Graciliano Ramos.
Os documentos necessários para o cadastro ou recadastro são RG, CPF e comprovante de residência, não sendo necessária a cópia.
Últimas notícias
Lula proíbe vinda de Beattie ao Brasil após EUA 'bloquearem visto de Padilha'
Homem conhecido como 'Jai' morre em confronto com a polícia em União dos Palmares
Francisco Sales anuncia pré-candidatura para disputar as eleições de 2026
Chinesa de 68 anos quebra estereótipos com talento no skate
Paciente despenca de teto de hospital durante tentativa de fuga no RJ
Patrícia Poeta engasga ao vivo após revelação de Tony Tornado
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
