Pássaros vítimas de tráfico são devolvidos à natureza nesta quinta-feira (02)
Mamíferos e répteis também foram soltos após cuidados do Cetas
Cerca de 450 pássaros, vítimas de tráfico, retornaram a natureza nessa quinta-feira (2). A soltura foi realizada pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em área de Mata Atlântica.
“Estamos soltando hoje 450 pássaros dos cerca de 850 que chegaram ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), pela última apreensão da Polícia Rodoviária Federal (PRF)”, detalhou Ana Cecília, veterinária do IMA alocada no Cetas.
Deste número, estavam inclusos as espécies de canário da terra, caboclinho e papa capim.
“Além desses, a gente também soltou um bicho preguiça, um ouriço cacheiro e duas jiboias”, finalizou Ana.
Houveram óbitos durante o trajeto. Seis pássaros não resistiram a viagem até o local da soltura.
“Animais advindos desse tipo de apreensão tendem a chegar mais fragilizados no Cetas, dificultando sua soltura”, explica Cyrina França, analista ambiental do Ibama.
As técnicas reforçam a importância da população em não adquirir pássaros em feiras ou estabelecimentos irregulares, pois inventava-se o tráfico de animais.
A população pode colaborar no retorno de animais ao seu habitat natural. É possível contatar o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) no caso de presenciar animais silvestres feridos, em situação de tráfico ou em locais inadequados. Os números para contato são 3315-4325 / 98833-5879.
É possível também levar o animal diretamente ao Cetas, na sede do Ibama, localizado na avenida Fernandes Lima, N° 4.023, no bairro do Farol, em Maceió.
Últimas notícias
PM terá mais de mil policiais no policiamento das Eleições 2026 em Alagoas
Hemoal faz coleta externa de sangue em faculdade no bairro do Farol, nesta terça (29)
Ex-presidente José Sarney segue internado em hospital de São Paulo
Festival Internacional reúne mais de 150 grupos e artistas em Jaraguá
Criança de dois anos morre após se engasgar durante a madrugada em Maceió
Moradores protestam contra atraso em obra e cobram pavimentação de rua em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
