Papo Reto: evento convida jovens a discutir sobre o Direito com profissionais da área
Debates serão feitos pela OAB de Alagoas
Debater o futuro da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL), os rumos da advocacia no estado, mercado de trabalho e novas tecnologias são alguns dos objetivos do Papo Reto, evento criado pela pré-candidatura à Presidência da OAB-AL encabeçada por Ednaldo Maiorano e Manuela Gatto. O debate foi levado para Arapiraca na quinta-feira, 2, e ontem, sexta-feira, 3, realizado em Maceió, onde nas duas cidades reuniu jovens advogados e advogadas.
Maiorano afirmou que o diálogo e a inclusão serão a base de sua campanha e que cada passo dado nessa direção “significará a semente” para uma OAB acolhedora, ampla e forte na defesa da advocacia alagoana. “As ideias da jovem advocacia em nosso estado fundamentarão as nossas ações para a condução da entidade, numa construção verdadeiramente coletiva”, garantiu.
O pré-candidato apontou a descentralização dos serviços para o interior como forma de acolhimento para a classe advocatícia em todo o estado. Segundo ele, é projeto para sua gestão reavivar a sede histórica da OAB-AL, no centro de Maceió, área onde, destacou, se encontram 60% dos escritórios de advocacia da capital alagoana, facilitando as tratativas desse público junto à Ordem.
Advogada e professora de Direito, Manuela Gatto defendeu ações em defesa do advogado, das prerrogativas da profissão e o fortalecimento da Ordem para que esse processo se intensifique. “Fico muito honrada em poder estar aqui, nesse Papo Reto, conversando com toda essa juventude, muitos deles foram meus alunos”, disse a pré-candidata, salientando que na condição de professora sabe da necessidade de projetos efetivos para que esses jovens cheguem ao mercado de trabalho. “Hoje saímos daqui com boas ideias, com a certeza de que caminharemos juntos para uma OAB ainda mais inclusiva”, reforçou.
Manuela defendeu, entre outros pontos, o fortalecimento das Comissões Temáticas, a ampliação e aprimoramento dos serviços da Escola Superior de Advocacia (ESA), a exemplo de cursos e capacitações como forma de auxiliar os advogados e advogadas recém-formadas a entrarem no mercado de trabalho, além da criação de ações que integrem à Ordem e a classe jurídica.
O atual presidente da OAB alagoana, Nivaldo Barbosa, esteve presente ao evento e reafirmou seu apoio à pré-candidatura de Maiorano e Manuela Gatto, assim como Thiago Bomfim, ex-presidente da entidade. Segundo Bomfim, Maiorano e Manuela “têm a sensibilidade necessária e a capacidade de ouvir os anseios da classe, o que os qualificam para serem os próximos presidente e vice, respectivamente, da OAB Alagoas. Eles representam a junção da serenidade, do equilíbrio, da experiência, dedicação, inclusão e tudo aquilo que a Ordem dos Advogados do Brasil precisa para passar pelo momento de turbulência que a sociedade brasileira atravessa”.
O Papo Reto em Maceió aconteceu no Ritz Hotel e reuniu advogados e advogadas jovens, obedecendo todos os protocolos preventivos contra a covid-19.