Saúde

Saúde esclarece falta de medicamentos para pacientes renais crônicos

Remédios custam mais de R$ 20 mil e não são encontrados com facilidade

Por 7Segundos 09/09/2021 15h03
Saúde esclarece falta de medicamentos para pacientes renais crônicos
Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmex - Foto: Carla Ceto

Pacientes com problemas renais crônicos denunciam que estão há seis meses sofrendo com desabastecimento de alguns remédios no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf).

Em entrevista à TV Pajuçara, um dos pacientes explicou que são remédios que custam cerca de R$ 20 mil, mas não são encontrados com facilidade em farmácias comuns.

“Um caos. Estamos perdendo colegas de hemodiálise. Muitos pacientes estão acamados por causa dessa situação”, explicou o paciente.

Ao 7Segundos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que o Ceaf está abastecido com os medicamentos Eritropoetina, Mimpara e Zemplar. Já o Calcitriol, está em processo licitarório.

“Com relação ao hidróxido de ferro (Noripurum), o processo licitatório foi deserto, ou seja, nenhum fornecedor apresentou proposta, uma vez que, segundo a indústria farmacêutica, falta matéria prima no mercado e, com isso, apenas os contratos celebrados, anteriormente, estão sendo cumpridos. E, por fim, sobre o medicamento Rangel (Sevelamer), cuja responsabilidade de aquisição é do Governo Federal, o Ceaf está aguardando o abastecimento por parte do Ministério da Saúde (MS)”, diz a nota.