Próxima safra de laranja lima deve concluir colheita de 256 milhões de fruto na zona da mata
Em Santana do Mundaú, a Emater assiste 100 agricultores familiares que trabalham com essa cultura

Em Santana do Mundaú, a próxima safra de laranja lima deve concluir a colheita de 256 milhões de frutos a partir deste mês de setembro, que é quando inicia a segunda de 2021.A primeira aconteceu em abril e rendeu 128 milhões de laranjas, uma vez que é dividida pela metade entre os dois plantios.
Atualmente, na comunidade Barro Branco, localizada na região serrana dos quilombos, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) presta assistência técnica a 100 agricultores familiares, em uma área de, aproximadamente,4 mil hectares, onde são produzidos cerca de 64 mil frutos por hectare. O extensionista da Emater responsável pelo município, Marcelo Gomes, explicou que a estimativa é que a venda da laranja movimente R$ 5 milhões na economia de Alagoas neste ano, beneficiando mais de 800 produtores em Santana do Mundaú.
“Mesmo com todos os problemas que afetam o plantio, a laranja continua como carro-chefe da economia no município, seguida pela banana comprida. Isso mostra a importância da produção, que vai ser vendida e distribuída em todo o estado por meio da CEASA, das feiras, das compras institucionais do PAA, que é executado pela própria Emater, entre outros”, detalhou.
Desde 2016, os citricultores vêm sofrendo com a infestação da mosca negra dos citros, falta de adubação e reposição com novas mudas e limpeza do pomar. Problemas esses que estão sendo solucionados através das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) por parte da equipe da Emater. Um dos agricultores familiares assistidos pela Emater é José Josiano de Lima Félix, que reside no município.
Ele ressaltou a importância da assistência técnica da Emater na comunidade. “O acompanhamento do técnico e os conhecimentos repassados nos ajudam a aumentar a produção, por meio de orientações e do combate à praga da mosca, que ameaça o plantio”.As ações estão sendo realizadas de forma individual e coletiva, com capacitações para combater a mosca negra dos citros; a realização de podas para retirada dos galhos secos e limpeza dos pomares; recomendação de adubação de acordo com a necessidade da planta; e a reposição de novas plantas no lugar das mais antigas.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
