Saúde

Renan Filho anuncia entrega da UPA de Jaraguá para outubro de 2021

Governador inspecionou as obras da construção na manhã desta segunda-feira (13)

Por Secom Alagoas 13/09/2021 16h04 - Atualizado em 13/09/2021 17h05
Renan Filho anuncia entrega da UPA de Jaraguá para outubro de 2021
Governador anuncia entrega de UPA do Jaragá para outubro - Foto: Carla Cleto

Durante uma inspeção das obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro do Jaraguá, na manhã desta segunda-feira (13), o governador Renan Filho (MDB) anunciou a entrega do equipamento ainda para este ano. “Vamos entregá-la funcionando para as pessoas em outubro”, garantiu.

A UPA do Jaraguá será do tipo do 3, orçada em R$ 6,2 milhões e custeada com recursos próprios do Governo Estado. Quando estiver pronta e em funcionamento será capaz de realizar 350 atendimentos diários, totalizando 10.500 mensais. O prédio fica ao lado da Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas.

A unidade de saúde será referência para os moradores do 1º Distrito de Saúde, formado pelos bairros Poço, Ponta da Terra, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Mangabeiras, além do próprio Jaraguá. Renan Filho recordou que, ao assumir o Governo do Estado, em 2015, Maceió era a única capital do Brasil que não possuía UPA em funcionamento.

“O Governo do Estado entregou quatro UPAS e está fazendo mais três: essa do Jaraguá, uma outra na cidade Universitária, na parte alta da capital, e uma terceira nas imediações da orla lagunar, na Chã da Jaqueira, de maneira que atenderemos toda a capital”, citou Renan Filho.

Inauguração

Com as obras em fase de conclusão, a UPA que está sendo erguida no Conjunto Santa Maria, no bairro Cidade Universitária, parte alta de Maceió, será inaugurada na próxima segunda-feira (20). O equipamento também é do tipo III e foi orçado em R$ 6,2 milhões.

Assim como as UPAS do Jacintinho, do Tabuleiro do Martins e de Jaraguá, a unidade de Santa Maria está sendo construída com recursos próprios do Governo de Alagoas, que também garantirá o custeio do equipamento de saúde. A unidade terá capacidade para atender até 350 pacientes por dia, totalizando 10.500 atendimentos mensais.