Entidades do setor elétrico defendem horário de verão; Equatorial silencia
Distribuidora alagoana restringiu-se a dizer que "não tem posicionamento oficial"
Entidades ligadas ao setor elétrico em todo o país defendem o retorno do horário de verão como medida emergencial, para o enfrentamento da crise energética. Por meio de um documento, as associações ainda alegam que, no longo prazo, o Governo Federal deve priorizar o incentivo à eficiência. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo na terça-feira (14).
No ano de 2019, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) extinguiu a medida, que garantia o melhor uso de iluminação natural em um horário de grande demanda energética. À época, ele afirmou que o horário de verão não garantia grande economia de energia e causava transtornos aos trabalhadores.
Em Alagoas, a rede elétrica é administrada pela Equatorial Energia, que assumiu os serviços após a privatização da Eletrobrás distribuição Alagoas em 2019, por R$ 50 mil. A empresa silenciou sobre o assunto, restringindo-se a dizer que "não tem posicionamento oficial".
As entidades dizem que o horário de verão economizaria de 2% a 3% do consumo no início da noite, reduzindo a necessidade de acionar térmicas mais caras, que pressionam a conta de luz. "O ganho é pequeno, mas nesse momento precisamos contar megawatt por megawatt", disse ao jornal o ex-diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata.
Instituições do turismo, como CNTur e Feturismo, o setor de restaurantes e, depois, os shoppings se manifestaram a favor. Na segunda (13), o apoio foi reforçado por Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Instituto Clima e Sociedade (ICS), International Energy Intiative (Iei), Mitsidi Projetos e Hospitais Saudáveis.
Últimas notícias
Caixa conclui pagamento da parcela de novembro do Bolsa Família
Estudante do Ifal morre em grave acidente de trânsito em Santana do Ipanema
PL de Cibele Moura cria diretrizes para incentivar empreendedorismo jovem no mercado digital em AL
Dia J Especial Black Friday movimenta Jomart Atacarejo com ofertas inéditas
Ministério Público garante condenação de homicida após 24 anos do cometimento do crime
Arthur Lira e Álvaro Lira prestigiam inauguração de ginásio e reforçam compromisso com União dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
