Entidades do setor elétrico defendem horário de verão; Equatorial silencia
Distribuidora alagoana restringiu-se a dizer que "não tem posicionamento oficial"

Entidades ligadas ao setor elétrico em todo o país defendem o retorno do horário de verão como medida emergencial, para o enfrentamento da crise energética. Por meio de um documento, as associações ainda alegam que, no longo prazo, o Governo Federal deve priorizar o incentivo à eficiência. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo na terça-feira (14).
No ano de 2019, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) extinguiu a medida, que garantia o melhor uso de iluminação natural em um horário de grande demanda energética. À época, ele afirmou que o horário de verão não garantia grande economia de energia e causava transtornos aos trabalhadores.
Em Alagoas, a rede elétrica é administrada pela Equatorial Energia, que assumiu os serviços após a privatização da Eletrobrás distribuição Alagoas em 2019, por R$ 50 mil. A empresa silenciou sobre o assunto, restringindo-se a dizer que "não tem posicionamento oficial".
As entidades dizem que o horário de verão economizaria de 2% a 3% do consumo no início da noite, reduzindo a necessidade de acionar térmicas mais caras, que pressionam a conta de luz. "O ganho é pequeno, mas nesse momento precisamos contar megawatt por megawatt", disse ao jornal o ex-diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata.
Instituições do turismo, como CNTur e Feturismo, o setor de restaurantes e, depois, os shoppings se manifestaram a favor. Na segunda (13), o apoio foi reforçado por Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Instituto Clima e Sociedade (ICS), International Energy Intiative (Iei), Mitsidi Projetos e Hospitais Saudáveis.
Últimas notícias

Caso Marielle: Moraes mantém prisão de Brazão e Barbosa

Ações da PM prendem suspeitos com armas e munições em Maceió e Rio Largo

Avenida no Jaraguá será bloqueada para retirada de pórtico neste sábado (19)

Prefeito Eduardo Bulhões participa da abertura de serviços oncológicos no Hospital de Amor Interestadual de Lagarto, em Sergipe Unidade atenderá 29 municípios alagoanos, entre eles Santana do Ipanema

Arapiraca recebe o 3º Festival da Inclusão, promovido pela Secdef/AL

Caminhão-pipa tomba e deixa motorista ferido na zona rural de Pão de Açúcar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
