Entidades do setor elétrico defendem horário de verão; Equatorial silencia
Distribuidora alagoana restringiu-se a dizer que "não tem posicionamento oficial"
Entidades ligadas ao setor elétrico em todo o país defendem o retorno do horário de verão como medida emergencial, para o enfrentamento da crise energética. Por meio de um documento, as associações ainda alegam que, no longo prazo, o Governo Federal deve priorizar o incentivo à eficiência. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo na terça-feira (14).
No ano de 2019, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) extinguiu a medida, que garantia o melhor uso de iluminação natural em um horário de grande demanda energética. À época, ele afirmou que o horário de verão não garantia grande economia de energia e causava transtornos aos trabalhadores.
Em Alagoas, a rede elétrica é administrada pela Equatorial Energia, que assumiu os serviços após a privatização da Eletrobrás distribuição Alagoas em 2019, por R$ 50 mil. A empresa silenciou sobre o assunto, restringindo-se a dizer que "não tem posicionamento oficial".
As entidades dizem que o horário de verão economizaria de 2% a 3% do consumo no início da noite, reduzindo a necessidade de acionar térmicas mais caras, que pressionam a conta de luz. "O ganho é pequeno, mas nesse momento precisamos contar megawatt por megawatt", disse ao jornal o ex-diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata.
Instituições do turismo, como CNTur e Feturismo, o setor de restaurantes e, depois, os shoppings se manifestaram a favor. Na segunda (13), o apoio foi reforçado por Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Instituto Clima e Sociedade (ICS), International Energy Intiative (Iei), Mitsidi Projetos e Hospitais Saudáveis.
Últimas notícias
Árvore cai após chuvas e ventania e exige atenção de motoristas em Craíbas
Ventos fortes e chuvas causam danos a residências em AL; telhado é arrancado em Joaquim Gomes
Cabo de alta tensão se rompe após chuvas e oferece risco em Arapiraca
Marinha mantém guarda e estuda retirada de hélice de navio localizada no mar de Maragogi
Registro impactante mostra raio durante período de chuva intensa em Arapiraca
Vento forte provoca tumulto e destrói estruturas de feira no povoado Cangandu
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
