Google escolhe empresa alagoana para criar tecnologia para surdos
Como em um filme de Hollywood, o aplicativo capta os movimentos da Libras ou ASL e traduz em texto e som para ouvintes
Hand Talk, empresa nascida em Alagoas, que desenvolve um tradutor de Libras e promove acesso à rede para milhares de surdos foi escolhida para um financiamento do Google no Vale do Silício para desenvolver a nova tecnologia Hand Talk Motion.
Como em um filme de Hollywood, o aplicativo capta os movimentos da Libras ou ASL e traduz em texto e som para ouvintes. Ou seja, faz o caminho contrário do tradutor.
A empresa também criou o Hand Talk Community, uma plataforma aberta para a coleta de dados que poderá ampliar o número de línguas traduzidas por Hugo e Maya. O intérprete fluente em língua de sinais pode ser voluntário na página da plataforma.
A empresa possui dois serviços. Em um aplicativo chamado Hand Talk para smartphones é possível escrever, falar ou acessar um dicionário de palavras, e ter o conteúdo traduzido por um assistente virtual. Assim, quem escuta pode se comunicar com um surdo, apenas com a tela do celular. Mais de 4,5 milhões já instalaram o aplicativo.
Outra criação da empresa é um botão para sites e lojas virtuais. Ao acessá-las, o surdo pode clicar, selecionar um trecho e ter o texto traduzido para Libras ou ASL. Como no aplicativo, um assistente virtual aparecerá no canto da tela para gesticular na língua de sinal escolhida.
Últimas notícias
Veja opções gratuitas para aproveitar a tarde com as crianças em Maceió
Retorno do feriado exige atenção nas rodovias de Alagoas nesta segunda-feira
Ônibus e VLT têm mudanças nesta segunda-feira em Maceió
Arthur Lira demonstra força com JHC e Marina em Barra de São Miguel, Marechal, Satuba e Roteiro
Fabio Costa participa do Brasil nas Ruas ao lado de Gaspar e apoiadores
Fachin aguarda explicações de ministros para decidir sobre crise
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
