Tecnologia

Google escolhe empresa alagoana para criar tecnologia para surdos

Como em um filme de Hollywood, o aplicativo capta os movimentos da Libras ou ASL e traduz em texto e som para ouvintes

Por 7Segundos com UOL 20/09/2021 10h10
Google escolhe empresa alagoana para criar tecnologia para surdos
Os fundadores da Hand Talk, Carlos Wanderlan (à esq.,), Ronaldo Tenório e Thadeu Luz (à dir.); empresa foi financiada para novo projeto "high tech" para Libras - Foto: Divulgação

Hand Talk, empresa nascida em Alagoas, que desenvolve um tradutor de Libras e promove acesso à rede para milhares de surdos foi escolhida para um financiamento do Google no Vale do Silício para desenvolver a nova tecnologia Hand Talk Motion.

Como em um filme de Hollywood, o aplicativo capta os movimentos da Libras ou ASL e traduz em texto e som para ouvintes. Ou seja, faz o caminho contrário do tradutor.

A empresa também criou o Hand Talk Community, uma plataforma aberta para a coleta de dados que poderá ampliar o número de línguas traduzidas por Hugo e Maya. O intérprete fluente em língua de sinais pode ser voluntário na página da plataforma.

A empresa possui dois serviços. Em um aplicativo chamado Hand Talk para smartphones é possível escrever, falar ou acessar um dicionário de palavras, e ter o conteúdo traduzido por um assistente virtual. Assim, quem escuta pode se comunicar com um surdo, apenas com a tela do celular. Mais de 4,5 milhões já instalaram o aplicativo.

Outra criação da empresa é um botão para sites e lojas virtuais. Ao acessá-las, o surdo pode clicar, selecionar um trecho e ter o texto traduzido para Libras ou ASL. Como no aplicativo, um assistente virtual aparecerá no canto da tela para gesticular na língua de sinal escolhida.